LEI Nº 3.631, de 9 de julho de 1991.

 

Dispõe sobre a criação de cargos de Docentes e Especialistas de Educação e dá outras providências.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte lei:

 

DO QUADRO DO MAGISTÉRIO

 

Art. 1º  Ficam criados os cargos e funções especiais de docentes e de especialistas de educação constantes do Anexo I desta lei.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 2º  Os cargos de Docentes e de Especialistas de Educação integrarão o Quadro do Magistério Municipal de Sorocaba.

Parágrafo único. As Funções Especiais de Docentes e de Especialistas de Educação integrarão o Quadro de Funções Especiais do Magistério Municipal de Sorocaba.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)  

 

DOS CONCEITOS BÁSICOS

 

Art. 3º  Para efeitos desta lei considera-se:

I - CARGO: o conjunto indivisível de atribuições específicas, com denominação própria, número certo e amplitude de vencimento correspondente, provido e exercido por um titular, na forma estabelecida em lei, submetido ao regime jurídico instituído pela lei 3.300/90;

II – FUNÇÃO ESPECIAL: o conjunto indivisível de atribuições específicas, com denominação própria e amplitude de vencimento correspondente, exercido por um servidor estável na forma do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, nela enquadrado no forma desta lei;

III – FUNÇÃO ATIVIDADE: o conjunto indivisível de atribuições específicas de docência no magistério público municipal, a ser exercida em caráter temporário na forma dos artigos 32 a 36 desta lei;

IV – CLASSE: é o conjunto de cargos, funções especiais e funções atividade de igual denominação;

V - SÉRIE DE CLASSES: é o conjunto de classes de docentes e de especialistas de educação;

VI - CARREIRA: é o conjunto de cargos e funções especiais, caracterizados pelo exercício de atividades de docente ou de especialista de educação, num mesmo campo de atuação;

VII – NÍVEL: é a subdivisão de uma classe de acordo com a titulação.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DA COMPOSIÇÃO DO QUADRO DO MAGISTÉRIO

 

Art. 4º Ficam instituídas nos Quadros criados por esta lei, as seguintes carreiras compostas de cargos e funções especiais, nos respectivos campos de atuação:

I - na Pré-Escola:

a) Professor de Pré-Escola; e

b) Diretor de Pré-Escola.

II - na Creche:

a) Professar de Creche;

III - no 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo:

a) Professor I

b) Professor II

c) Professor III

d) Orientador Educacional;

e) Orientador Pedagógico;

f) Assistente de Direção; e

g) Diretor de Escola de 1º e 2º Graus Regular e/ou Supletivo.

§ 1º  A Série de Classes de Docentes é constituída pelos seguintes cargos e funções especiais de:

a) Professor de Pré-Escola;

b) Professor de Creche;

c) Professor I;

d) Professor II; e

e) Professor III.

§ 2º  A Série de Classes de Especialistas de Educação é constituída pelos seguintes cargos e funções especiais:

a) Diretor de Pré-Escola;

b) Orientador Educacional;

c) Orientador Pedagógico;

d) Assistente de Direção; e

e) Diretor de Escola de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 5º  As classes de cargos e funções especiais de docentes e de especialistas de educação serão subdivididas em Níveis, de acordo com o grau de titulação e a área de atuação, da seguinte forma:

I - Professor de Pré-Escola:

a) Nível I: habilitação específica de 2º grau para o magistério , com aprofundamento em pré-escola;

b) Nível II: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura de 1º grau;

c) Nível III: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena;

II - Diretor de Pré-Escola:

a) Nível I: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura de 1º grau;

b) Nível II: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena;

III - Professor I:

a) Nível I: habilitação específica de 2º grau para o magistério, com aprofundamento para 1ª a 4ª séries;

b) Nível II: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura de 1º grau;

c) Nível III: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena.

IV - Professor II:

a) Nível I: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura de 1º grau;

b) Nível II: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena;

c) Nível III: título específico de pós-graduação em nível de mestrado ou doutoramento.

V - Professor III:

a) Nível I: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena;

b) Nível II: título específico de pós-graduação em nível de mestrado ou doutoramento.

VI - Diretor de Escola de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo:

a) Nível I: habilitação específica de grau superior correspondente à licenciatura plena;

b) Nível II: título específico de Pós-graduação em nível de mestrado ou doutoramento.

Parágrafo único. As classes de Professor de Creche, Assistente de Direção, Orientador Pedagógico e Orientador Educacional não possuem subdivisões em Níveis.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DA EVOLUÇÃO FUNCIONAL

 

Art. 6º  A evolução funcional para os ocupantes de funções especiais e para os ocupantes de cargos, a partir de estabilidade prevista no art. 41 da Constituição Federal, dar-se-á por".

a) Promoção: é a movimentação do servidor de uma letra para outra dentro do mesmo nível e classe;

b) Progressão: é a movimentação do servidor de um nível para outro na mesma classe;

c) Acesso: é a movimentação do servidor de uma classe para outra no mesmo campo de atuação.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 7º  A promoção de uma letra para a outra, no mesmo nível, dar-se-á anualmente, levando-se em conta a classificação dos candidatos, conforme os pontos obtidos cumulativamente, de acordo com o parágrafo único do art. 31 da Lei 1.815/75, com a redação que lhe foi dada pelo art. 9º da lei 2.180/82, e quando o servidor houver atingido o número de pontos exigidos pela letra correspondente, a saber:

Letra "A" - Inicial

Letra “B” - 100 pontos

Letra "C” - 200 pontos

Letra “D” - 300 pontos

Letra “E” - 400 pontos  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 8º A progressão de um Nível para outro da mesmo classe, será processada mediante a apresentação, pelo servidor, das habilitações específicas ou título, conforme disposto no art. 5º, ressalvado o disposto no caput no art. 6º.

Parágrafo único. Quando da progressão, o servidor será enquadrado em letra idêntica a que se encontrava no Nível anterior. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)  

 

Art. 9º  O acesso a uma classe de maior exigência de titulação ou de maior grau de responsabilidade e complexidade de atribuições dar-se-á a partir da existência de vaga, através de concurso de acesso, para o qual poderão inscrever-se os servidores habilitados conforme os artigos 11 e 13 desta lei.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO

 

Art. 10. Os ocupantes de cargos e/ou funções especiais de docentes ou de especialistas de educação atuarão.

I - Professor de Pré-Escola: como Professor na educação pré-escolar em pré-escolas municipais;

II - Professor de Creche: como Professor na educação de crianças de zero a seis anos em creches municipais;

III - Professor I: como Professor polivalente de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau;

IV - Professor II: como Professor de componente curricular, para o qual inexista habilitação a nível de licenciatura plena, exclusivamente no ensino de 1º grau, da 5ª a 8ª séries.

V - Professor III: como Professor de componente curricular de 5ª a 8ª séries do ensino de 1º grau, da é em todo o segundo grau.

VI - Diretor de Pré-Escola: como Diretor de unidade de educação pré-escolar;

VII - Diretor de Escola de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo: como Diretor de escola de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo.

VIII - Assistente de Direção: como Assistente de Direção de Unidade Escolar de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo.

IX - Orientador Educacional: como Orientador Educacional de unidade ou conjunto de unidades de Ensino de 1º e 2º Graus Regular e/ou Supletivo.

X - Orientador Pedagógico: como Orientador Pedagógico de unidade ou conjunto de unidades de Ensino de 1º e 2º Graus Regular e/ou supletivo.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DOS REQUISITOS

 

Art. 11. Para o preenchimento dos cargos e funções especiais criadas nesta lei, serão exigidos os seguinte requisitos mínimos de titulação e experiência, além dos previstos na legislação pertinente:

I – Professor de Pré-escola: ser portador de habilitação específica de 2º grau para o magistério, com aprofundamento em pré-escola;

II – Professor de Creche: ser portador de habilitação específica de 2º grau para o magistério;

II - Professor de Creche: ser portador de habilitação específica de 2º grau para a Magistério, com aprofundamento em pré-escola (Redação dada pela Lei nº 3.817/1992)

III - Professar I: ser portador de habilitação específica de 2º grau para o magistério, com aprofundamento de 1ª a 4ª séries do 1º grau;

IV - Professor II: ser portador de habilitação específica de grau superior, correspondente à licenciatura de 1º grau;

V - Professor III: ser portador de habilitação específica de grau superior, correspondente à licenciatura plena;

VI - Orientador Educacional: ser portador de curso superior de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena, com habilitação específica em Orientação Educacional e experiência docente mínima de 3 anos no campo de atuação.

VII - Orientador Pedagógico: ser portador de curso superior de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena, com habilitação específica em Supervisão Escolar e experiência docente mínima de 3 anos no campo de atuação.

VIII – Diretor de Pré-escola: ser portador de curso de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena, com habilitação específica em Administração Escolar de 1º e 2º Graus e experiência docente mínima de 3 anos no campo de atuação.

IX - Assistente de Direção: ser portador de curso superior de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena, com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º Graus e experiência docente mínima de 3 anos no campo de atuação.

X – Diretor de Escola de 1º e 2º Graus do Ensino Regular e/ou Supletivo: ser portador de curso superior de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena, com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º Graus e experiência mínima de 2 anos como Assistente de Direção, ou 3 anos como Orientador Pedagógico ou Orientador Educacional.

Parágrafo único. As súmulas de atribuições dos cargos e funções especiais criados por este Lei são as constantes do Anexo IV.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DO INGRESSO

 

Art. 12. O ingresso nos cargos de docente, criados nesta lei dar-se-á através de concurso público de provas ou de provas e títulos nas condições a serem regulamentadas.

§ 1º O ingresso dar-se-á sempre na Letra “A” do Nível I da respectiva classe, exceto quanto ao disposto no § 4º do art. 20 desta lei.

§ 2º Os atuais servidores estatutários pertencentes ao Quadro do Ensino, que desempenhem, em caráter não eventual, não precário ou de substituição, as atribuições de cargos criados nesta lei, serão neles enquadrados, mantido seu regime jurídico, na Letra a que fizerem jus e no Nível de sua Classe correspondente à sua titulação e extinguindo-se o cargo que anteriormente ocupavam.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 13. O provimento dos cargos de especialistas de educação criados por esta lei, far-se-á mediante concurso de acesso entre os habilitados que preencham os requisitos do art. 11 desta lei.

§ 1º  Os servidores estáveis, no forma do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que atualmente desempenham as atribuições dos cargos e funções especiais de especialistas de educação, criados por esta lei, há mais de dois anos continuados e/ou que a elas tenham ascendido mediante processo seletivo, e desde que não seja em caráter eventual, precário ou de substituição de titular, serão neles enquadrados, na letra a que fizerem jus e no Nível compatível com sua titulação.

§ 2º Os servidores não estáveis que se encontrem situação idêntica a dos estáveis abrangidos pela § 1º deste artigo, serão enquadrados nos respectivos cargos de especialistas de educação, após seu ingresso no forma deste lei, no Quadro do Magistério e desde que este se dê em prazo não superior a 180 (cento e oitenta) dias após a aprovação desta lei.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 14. Os atuais servidores municipais atuando na área de ensino e considerados estáveis na forma do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e que desempenhem as atribuições de cargos de docente criados por esta lei, serão enquadrados por Ato do Executivo em Função Especial correspondente.

Parágrafo único. O enquadramento a que se refere o “caput” deste artigo, dar-se-á na letra a que o servidor fizer jus e no Nível da respectiva Classe, correspondente a sua titulação.

§ 3º Os cargos e/ou funções especiais criados na forma do parágrafo anterior serão extintos na vacância.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 15. Para os atuais decentes estáveis que em 05/1O/88 não se encontravam vinculados a qualquer unidade escolar da Secretaria de Educação e Cultura do Município, ficam criados, no Quadro Suplementar do Magistério, o cargo e a função especial de Professor de Atividades Esportivas, Recreação e Lazer, constantes do Anexo III desta Lei, observadas as condições do parágrafo único do art. 14.

§ 1º  Serão mantidos, aos professores de que trato a "caput", as condições em que se encontravam em 05/10/88.

§ 2º  Os cargos criados na forma do "caput” deste artigo, serão extintos na sua vacância.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 16. A cada Função Especial ocupada por servidor estável no Quadro dos Funções Especiais e no Quadra Suplementar do Magistério, deverá corresponder um cargo vago, com idêntica denominação, atribuições, jornada padrão e amplitude de vencimento no Quadro do Magistério.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994) 

 

DAS CONDIÇOES DE PROVIMENTO

 

Art. 17. O provimento de cargos ou a designação para funções especiais de docentes dar-se-á nas seguintes condições:

a) um cargo ou função especial correspondente a cada classe permanente na pré-escola e 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau;

b) um cargo para cada turma de crianças com idade superior a 3 (três) anos nas Creches Municipais; e

c) um cargo ou função especial para cada conjunto de 36 aulas de componente curricular do ensino de 5ª a 8ª séries do 1ºgrau e no ensino de 2º Grau, regular e/ou supletivo.

c) um cargo ou função especial para cada conjunto de 16 (dezesseis) aulas de componente curricular do ensino de 5ª. à 8ª. séries do 1º grau e no ensino de 2º grau, regular e/ou supletivo  (Redação dada pela Lei nº 4.066/1992)   (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 18. Unicamente para atender aos casos pré-existentes a esta lei, o número de cargos e funções especiais de Professor III a ser provido a partir dos processos de enquadramento e no primeiro concurso público a realizar-se após a aprovação desta lei, será equivalente ao número dos atuais Professores III estatutários e aos submetidos ao regime da Consolidação das Leis de Trabalho, exceto os admitidos após 05/10/88, até o limite da quantidade de conjuntos de 16 aulas do componente curricular respectivo.

§ 1º Não serão providos cargos de componentes curriculares cujo número de aulas seja inferior a 16 (dezesseis), exceto quanto no disposto no § 2º deste artigo.

§ 2º Serão criados cargos e/ou funções especiais, independentemente da quantidade de aulas dos componentes curriculares, para atender as situações pré-existentes de servidores estatutários ou estáveis por força do art. 19 do Ato das Constitucionais Transitórias.

§ 3º  Os cargos e/ou funções especiais criados na forma do parágrafo anterior serão extintos na vacância.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 19. Após o enquadramento dos servidores de tratam os artigos 12, 13 e 14 e pelos critérios estabelecidos nos artigos 17 e 18 desta lei, a Secretaria de Educação e Cultura do Município determinará o número de cargos a ser provido por concurso público nos vários campos de atuação.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 20. Os atuais servidores que desempenhem atribuições de docentes e de especialistas de educação no Quadro Ensino, submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho e não estáveis, serão inscritos de ofício nos concursos de que trata o artigo anterior e dispensados se não aprovados e não classificados, nos termos do art. 7º e seus parágrafos, da Lei Municipal 3.300/90

§ 1º  Os servidores abrangidos pelo “caput” deste artigo que desempenhem atribuições de especialistas de educação, serão inscritos de ofício em concurso público para cargo docente compatível com sua habilitação específica e campo de atuação.

§ 2º  Ao servidor abrangido pelo “caput” deste artigo será computado, como título, o processo seletivo de provas ou de provas e títulos a que tenha se submetido quando do seu ingresso na municipalidade.

§ 3º  Ao servidor abrangido pelo “caput" deste artigo será computado, como título, o tempo de serviço prestado como docente ou especialista de educação ao Ensino Municipal na forma a ser estabelecida em Edital.

§ 4º  Quando do ingresso no quadro do Magistério instituído por esta lei, do servidor abrangido pelo “caput" deste artigo, serão apurados seu tempo de serviço e pontuação para fins de promoção e progressão, devendo o mesmo ser enquadrado na Letra a que fizer jus e no Nível de sua Classe correspondente à sua titulação.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DA JORNADA DE TRABALHO

 

Art. 21. A jornada semanal de trabalho do pessoal docente é constituída de horas-aula e horas-atividade, nunca excedendo, em conjunto, o limite de 44 (quarenta e quatro).

§ 1º  As horas-aula são as aulas propriamente ditas, previstas nas grades curriculares.

§ 2º  As horas-atividade são um tempo remunerado de que disporá o docente, prioritariamente, para participar de reuniões pedagógicas e, ainda, para a preparação de aulas, correção de trabalhos e provas, pesquisas e atendimento a pais de alunos.

§ 3º  O tempo destinado às horas-atividade corresponderá a 22,5% (vinte e dois e meia por cento) do total das horas-aula semanais atribuídas ao docente.

§ 4º A hora-aula e a hora-atividade terão idêntica remuneração.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 22. Os ocupantes de cargo ou de função especial de docente ficarão sujeitos às seguintes jornadas semanais de trabalho;

I – 20 (vinte) horas-aula e 4 (quatro) horas-atividade correspondentes, para os Professores de Pré-escola e Professores I;

II -20 (vinte) horas-aula e 4 (quatro) horas-atividade correspondentes, para os Professores de creche;

II - 30 (trinta) horas-aula e 7 (sete) horas-atividade correspondentes, para os Professores de Creche. (Redação dada pela Lei nº 3.817/1992)

III - 16 (dezesseis) horas 4 (quatro) horas-atividade, correspondentes, para os Professores II e Professores III.

Parágrafo único. Para os fins previstos nos incisos anteriores a hora trabalhada terá a duração correspondente ao proposto no Plano Escolar do respectivo campo de atuação.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 23. Os docentes sujeitos à jornada de trabalho prevista no inciso III do artigo anterior, poderão exercer cargo suplementar de trabalho.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 24. Entende-se por Carga Suplementar de Trabalho as horas prestadas pela Professor II e Professor III além daquelas fixadas para a sua jornada de trabalho obrigatória, respeitado o limite máximo estabelecido no art. 21.

§ 1º  A jornada cumprida a título de carga suplementar de trabalho será constituída de horas-aula e horas-atividade.

§ 2º  A carga suplementar prevista no “caput” deste o será constituída a partir das aulas remanescentes de etapa de atribuição da jornada de trabalho obrigatória e oferecida aos docentes na forma que dispuser o regulamento. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 25. Nos cálculos para o pagamento da jornada mensal de trabalho docente, o mês será considerado como constituído de 5(cinco) semanas, tendo-se como já remunerados os dias de repouso semanal. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 26. Os ocupantes de cargos ou de funções especiais de Especialistas de Educação ficam sujeitos ao regime de 40 (quarenta) horas semanais.

Parágrafo único. Quando do seu ingresso nos cargos e funções especiais criados por esta lei, os atuais, servidores que desempenhem as atribuições de especialistas de educação deverão optar, expressamente, por sua jornada atual ou pela jornada prevista no "caput" deste artigo; com remuneração proporcional. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 27. Quando o conjunto de horas-aula e horas-atividade for inferior ao fixado para a jornada de trabalho prevista no art. 22, configurar-se-á Carga Reduzida de Trabalho. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 28. No caso de carga reduzida de trabalho, o ocupante de cargo ou função especial de docente deverá exercer docência de outras disciplinas, áreas de estudo ou atividades, para as quais esteja legalmente habilitado.

Parágrafo único. Os professores submetidos a carga reduzida de trabalho que não puderem exercer docência de outras disciplinas, áreas de estudo ou atividades, deverão cumprir, em local a ser determinado pela Secretaria de Educação e Cultura do Município, tantos horas-atividade quantas necessárias para atingir sua jornada semanal obrigatória. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DA REMUNERAÇÃO

 

Art. 29. Os vencimentos dos cargos e das funções especiais criados por esta lei são os constantes do Anexo II.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 30. A sistemática de atribuição de classes e aulas, será regulamentada pela Secretaria de Educação e Cultura do Município e deverá considerar como fator de hierarquia entre os docentes, respeitada a habilitação específica, unicamente o seu tempo de serviço continuado, prestado à municipalidade na área do ensino público.

§ 1º  Na regulamentação de que trato o “caput” deste artigo, será considerado de forma diferenciada o tempo de serviço de cada docente, a partir das atividades por ele desenvolvidas nos vários campos de atuação do ensino municipal, da unidade sede e da docência no ensino regular e/ou supletivo.

§ 2º  O processo de atribuição de aulas para os Professores II e Professores III deverá realizar-se em duas etapas, sendo que, na primeira, os docentes deverão escolher aulas suficientes para atingir a jornada semanal obrigatória, prevista no inciso III do art. 22 desta lei e, na segunda etapa, as aulas que comporão, se for o caso, sua carga suplementar, até o limite máximo permitido. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 31. A sistemática de remoção será regulada pela Secretaria de Educação e Cultura do Município e deverá considerar com fator de hierarquia entre os docentes e especialistas de educação, os critérios estabelecidos no art. 7º desta lei para efeito de promoção.  (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 32. As classes e aulas excedentes apuradas após o processo de atribuição, serão atribuídas, como funções-atividade, a empregados admitidos em caráter temporário na forma estabelecida pelos artigos 33 a 36 desta lei. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 33. O preenchimento de função-atividade da série de classes de docentes será efetuado mediante aproveitamento de classificados em Concurso Público durante a sua validade ou admissão, precedida de processo seletivo de tempo de serviço e títulos.

Parágrafo único. A admissão de que trata este artigo, processar-se-á nas seguintes hipóteses:

I - para reger classes e/ou ministrar aulas cujo número reduzido, especificidade ou transitoriedade não justifiquem provimento de cargo;

II – para reger classes e/ou ministrar aulas atribuídas a ocupantes de cargos ou de funções especiais ou funções-atividade, afastados a qualquer título;

III - para reger classes e/ou ministrar aulas decorrentes de cargos vagos, exceto quanto àqueles a que se refere o art. 16 desta lei, ou que ainda não tenham sido criados. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 34. Os requisitos para a preenchimento das funções-atividade da série de classes de docentes serão os mesmos fixados para os Professores de Pré-escola, Professor de Creche, Professores I, Professores II e Professores III, do Quadro Permanente do Magistério e do Quadro de Funções Especiais do Magistério. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 35. A remuneração das horas-aula e horas-atividade dos ocupantes de funções-atividade, será idêntica àquela determinada para o respectivo cargo ou função especial. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 36. Os ocupantes de funções-atividade serão submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 37. Os atuais docentes estáveis do Quadro do Magistério Municipal, enquadrados na forma do art. 14 desta Lei e que não possuam a habilitação específica, permanecerão na função especial tendo um prazo de 4 (quatro) anos para cumprirem os requisitos exigidos.

 

§ 1º Cumpridas as exigências contidas no art. 11 desta lei os mesmos serão enquadrados nos termos do art. 2º de Lei nº 3.518, de 04 de abril de 1991.

 

§ 2º  Após o prazo fixado no "caput" deste artigo os docentes que não apresentarem a habilitação necessária, perderão regência das aulas, podendo ser aproveitados em qualquer órgão da Administração Municipal, na forma a ser estabelecida em Decreto.

 

Art. 38. Para os efeitos desta lei, o tempo de serviço continuado do servidor será considerado integralmente, sem distinção entre o tempo de serviço prestado anterior ou posteriormente ao seu ingresso no Quadro Permanente do Magistério ou no Quadro de Funções Especiais do Magistério, instituídos por esta lei.

 

Art. 39. As férias regulamentares do professor serão no mês de janeiro, podendo ocorrer, a critério de Secretaria de Educação e Cultura do Município, a dispensa do ponto nos períodos de recesso escolar, estabelecido pelo Calendário Escolar.

 

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos docentes que tenham como campo de atuação a educação nas creches municipais, que terão férias regulamentares em período a ser determinado pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de acordo com as necessidades do serviço público.

 

Art. 40. O especialista de educação terá férias regulamentares em períodos a serem determinados pela Secretaria de Educação e Cultura do Município, de acordo com as necessidades do serviço público.

 

Art. 41. Ficam mantidos, no que não conflitarem com esta lei, os dispositivos estabelecidos nas leis 1.815/75 e 2.180/82, quanto à organização e funcionamento do Ensino Municipal; e na Lei 3.454/90, quanto à realização de Concurso Público. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 42. Fazem parte integrante e inseparável desta lei os Anexos I, II, III e IV. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 43. Nos termos do art. 10 e seu parágrafo único da lei municipal 3.300/90, os servidores que ingressarem no Quadro do Magistério e no Quadro de Funções Especiais do Magistério criados por esta lei, serão regidos, provisoriamente, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, exceto quanto ao disposto no parágrafo segundo do art. 12 desta lei. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 44. Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a prorrogar os contratos realizados nas formas das Leis nº 3.033/89 e nº 3.300/90- art. 2º, itens I a V, até o início do efetivo exercício dos candidatos aprovados em concurso para provimento dos cargos correspondentes às funções que ora ocupam. (Revogado pela Lei nº 4.599/1994)

 

Art. 45. As despesas com a execução desta lei correrão por conta de verba própria consignada em orçamento.

 

Art. 46. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação revogadas todas as disposições em contrário.

 

Palácio dos Tropeiros, em 9 de julho de 1991, 337º da fundação de Sorocaba.

 

ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Prefeito Municipal

CLINEU FERREIRA

Secretário dos Negócios Jurídicos

LEUVIJILDO GONZALES FILHO

Secretário de Governo

HÉLDER LEAL DA COSTA

Secretário da Administração

CÉLIA MARIA VIEIRA DE ANDRADE NARDI

Secretária da Educação e Cultura

Publicada na Divisão de Comunicação e Arquivo, na data supra.

JOÃO DIAS DE SOUZA FILHO

Chefe da Divisão de Comunicação e Arquivo 

 

Esse texto não substitui o publicado no Diário Oficial.

 


ANEXO  I

 

QUADRO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO

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|CAMPO DE ATUAÇÃO    | DENOMINAÇÃO DOS CARGOS     | JORNADA  | QUANTIDADE DE      |ESTATUTÁRIOS   | ESTÁVEIS PARA       |

|                    | E DAS FUNÇÕES ESPECIAIS    | SEMANAL  | CARGOS DO QUADRO   |               | AS FUNÇÕES ES       |

|                    |                            |   (h)    | PERMANENTE         |               | (ARTIGO 16)         |

|====================|============================|==========|====================|===============|=====================|

|CRECHES             |PROFESSOR DE CRECHE         |  20      |     -              |    -          |       -             |

|--------------------|----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|PRÉ-ESCOLA          |PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA     |  20      |    374             |    11         |     118             |

|--------------------|----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|PRÉ-ESCOLA          |DIRETOR DE PRÉ-ESCOLA       |  40      |     50             |    06         |      33             |

|--------------------|----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|CRECHES             |PROFESSOR DE CRECHE         |  30      |     60             |    -          |       -             |

|--------------------|----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|PRIMEIRO GRAU       |PROFESSOR I                 |  20      |     38             |    02         |      19             |

|(1ª A 4ª SÉRIES)    |                            |          |                    |               |                     |

|--------------------|----------------------------+----------+--------------------+---------------+---------------------|

|PRIMEIRO GRAU       |PROFESSOR II:                                                                                     |

|A 8ª SÉRIE          |----------------------------+----------+--------------------+---------------+---------------------|

|                    |TÉCNICAS COMERCIAIS         |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ARTES INDUSTRIAIS           |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|--------------------|----------------------------+----------+--------------------+---------------+---------------------|

|PRIMEIRO GRAU       |PROFESSOR III:                                                                                    |

|(5ª A 8ª SÉRIES)    |----------------------------+----------+--------------------+---------------+---------------------|

|E SEGUNDO GRAU      |PORTUGUES                   |  16 h.a. |     16             |    -          |      11             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |INGLES                      |  16 h.a. |     06             |    -          |      06             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |GEOGRAFIA                   |  16 h.a. |     06             |    -          |       -             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |HISTÓRIA                    |  16 h.a. |     10             |    01         |       -             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |MATEMÁTICA                  |  16 h.a. |     15             |    -          |      12             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |CIÊNCIAS FÍS. E BIOLÓGICAS  |  16 h.a. |     08             |    -          |      08             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |BIOLOGIA                    |  16 h.a. |     05             |    -          |      05             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |FÍSICA                      |  16 h.a. |     02             |    -          |      02             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |QUÍMICA                     |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |EDUCAÇÃO FÍSICA             |  16 h.a. |     15             |    02         |      10             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ÁREA DE EDUCAÇÃO            |  16 h.a. |     02             |    -          |      02             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |FILOSOFIA                   |  16 h.a. |     01             |    -          |       -             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |EDUCAÇÃO ARTÍSTICA          |  16 h.a. |     06             |    -          |      03             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS      |          |                    |               |                     |

|                    |COMERCIAL                   |  16 h.a. |     02             |    -          |      02             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |CONTABILIDADE E CUSTOS      |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ECONOMIA E MERCADOS         |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |DIREITO E LEGISLAÇÃO        |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |MACANOGRAFIA E PROCESSAMENTO|          |                    |               |                     |

|                    |DE DADOS                    |  16 h.a. |     01             |    -          |      01             |

|--------------------|----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|PRIMEIRO E SEGUNDO  |ORIENTADOOR PEDAGÓGICO      |  40      |     05             |    -          |      02             |

|GRAU                |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ORIENTADOR EDUCACIONAL      |  40      |     03             |    -          |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |DIRETOR DE ESCOLA DE        |          |                    |               |                     |

|                    |1º E 2º GRAUS               |  40      |     05             |    01         |      01             |

|                    |----------------------------|----------|--------------------|---------------|---------------------|

|                    |ASSISTENTE DE DIREÇÃO       |  40      |     04             |    01         |      01             |

|____________________|____________________________|__________|____________________|_______________|_____________________|

 


 

ANEXO II

 

TABELA DE VENCIMENTOS - Base: Abril/91

 

 ___________________________________________________________ LETRA_________________________________

|DENOMINAÇÃO DOS CARGOS    |  NÍVEL   |     A      |     B     |     C     |     D     |     E     |

|E DAS FUNÇÕES ESPECIAIS   |          |            |           |           |           |           |

|==========================|==========|============|===========|===========|===========|===========|

|PROFESSOR DE CRECHE       |    -     |   60.811,36|  62.635,12|  64.460,44|  66.892,89|  68.111,28|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA   |    I     |   60.811,36|  62.635,12|  64.460,44|  66.892,89|  68.111,23|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |   67.607,05|  69.636,18|  71.664,01|  74.366,67|  75.719,12|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    III   |   74.386,35|  76.617,94|  79.850,05|  81.825,11|  83.312,71|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|PROFESSOR DE CRECHE       |    -     |   91.217,04|  93.952,68|  96.690,66| 100.339,33| 102.166,92|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|PROFESSOR I               |    I     |   60.811,36|  62.635,12|  64.460,44|  66.892,89|  68.111,28|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |   67.607,05|  69.636,18|  71.664,01|  74.366,67|  75.719,12|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    III   |   74.386,35|  76.617,94|  78.850,05|  81.825,11|  83.312,71|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|PROFESSOR II              |    I     |      613,50|     631,90|     650,52|     675,40|     687,12|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |      687,12|     709,01|     728,35|     755,25|     769,57|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    III   |      718,31|     739,86|     761,41|     791,04|     804,51|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|PROFESSOR III             |    I     |      718,31|     739,86|     761,41|     791,04|     804,51|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |      781,08|     804,51|     827,94|     859,19|     874,81|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|DIRETOR DE ESCOLA DE      |    I     |  234.730,57| 241.774,21| 248.818,17| 258.205,25| 262.901,86|

|1º E 2º GRAUS             |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |  258.203,63| 265.951,63| 273.699,99| 284.025,77| 289.192,05|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|DIRETOR DE PRÉ-ESCOLA     |    I     |  115.612,69| 119.082,33| 122.549,55| 127.178,60| 129.486,97|

|                          |----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|                          |    II    |  157.474,97| 162.200,80| 166.924,96| 173.223,31| 176.376,43|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|ASSISTENTE DE DIREÇÃO     |     -    |  165.905,19| 170.886,11| 175.859,62| 182.499,68| 185.815,37|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|ORIENTADOR EDUCACIONAL    |     -    |  116.348,40| 119.838,85| 123.330,25| 127.983,91| 130.313,45|

|--------------------------|----------|------------|-----------|-----------|-----------|-----------|

|ORIENTADOR PEDAGÓGICO     |     -    |  116.348,40| 119.838,85| 123.330,25| 127.983,91| 130.313,45|

|__________________________|__________|____________|___________|___________|___________|___________|

 

ANEXO III

 

QUADRO SUPLEMENTAR DO MAGISTÉRIO

 _________________________________________________________________________________________

|   DENOMINAÇÃO DOS CARGOS     | JORNADA SEMANAL    | QUANTIDADE   |   ESTÁVEIS PARA AS   |

|   E FUNÇÕES ESPECIAIS        |---------+----------| DE CARGOS    |   FUNÇÕES ESPECIAIS  |

|                              | H. AULA | H.ATIVID.|              |                      |

|==============================|=========|==========|==============|======================|

|Professor de Atividades       |                                                          |

|Esportivas, Recreação e Lazer |                                                          |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Nilton Ernesto                |   36    |    8     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Fernando Galego Peres         |   36    |    8     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Angelina de Lourdes B.Consui  |   29    |    7     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|José Roberto Thomé de Souza   |   29    |    7     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|José Fernando Gomes           |   20    |    4     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Carlos Eduardo Walter         |   26    |    6     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Francisco Carlos dos Santos I |   15    |    3     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Aparecida José Nunes de Campos|   20    |    4     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Tales Flamínio Carlos         |   20    |    4     |      1       |          1           |

|------------------------------|---------|----------|--------------|----------------------|

|Odilon Natalino Mencacci      |   16    |    4     |      1       |          1           |

|______________________________|_________|__________|______________|______________________|

 

 

ANEXO IV - SÚMULA DE ATRIBUÇÃO

 

CARGO: PROFESSOR DE CRECHE

 

Planejar e promover atividades educativas junto às crianças de 0 a 6 anos e 11 meses de idade, da rede municipal de creches, objetivando facilitar seu desempenho, no sentido de autonomia e cooperação, explorando as experiências significativas dessa faixa etária, com vistas ao seu desenvolvimento integral; elaborar seu plano de trabalho, selecionando atividades e estratégias que atendam aos objetivos propostos; observar constantemente o educando, procurando identificar necessidades e carência de ordem social, psicológica, material ou de saúde que possam interferir no seu desenvolvimento, encaminhando-o aos setores especializados de assistência; programar e participar de reuniões com pais e responsáveis dos educandos sob sua responsabilidade, esclarecendo-os quanto à ação educativa desenvolvida junto às crianças.

 

CARGO: PROFESSOR DE PRÉ-ESCOLA

 

Organizar e promover as atividades educativas nas pré-escolas da rede municipal, desenvolvendo atividades que levem as crianças a se expressarem através de desenhos, jogos, músicas, danças, pinturas, conversação, ou por outros meios e ajudando-as nestas atividades, para desenvolver física, mental, emotiva e socialmente os educandos em idade pré-escolar; planejar as atividades do curso, selecionando ou preparando textos adequados, para obter um roteiro que facilite as atividades educativas e o relacionamento educador-educando; registrar as atividades desenvolvidas no curso e todos os acontecimentos pertinentes para possibilitar a avaliação do desenvolvimento do curso.

 

CARGO: PROFESSOR I (1ª a 4ª série do 1º G)

 

Ministrar aulas dos componentes curriculares do ensino de 1º grau, de 1ª s 4ª séries, como professor polivalente, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integradas e através de atividades, para proporcionar aos alunos as oportunidades de construírem o seu conhecimento, a partir da sua interação com outras crianças, com os adultos e com o ambiente que as rodeias; elaborar o plano de aula, selecionando o assunto e determinando a metodologia, com base nos objetivos fixados para obter melhor rendimento do ensino; selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das próprias aptidões ou consultando manuais de instrução ou a orientação pedagógica; elaborar e aplicar exercícios práticos complementares, provas ou outras formas de verificação, para avaliar a validade dos métodos utilizados; cooperar com a direção da Escola, organizando e executando trabalhos complementares de caráter cívico, cultural ou recreativo, bem como desempenhar tarefas administrativas diretamente ligadas à docência.

 

CARGO: PROFESSOR II (5ª a 8ª séries do 1º G)

 

Ministrar aulas de componentes curriculares do ensino de 1º graus (5ª a 8ª séries), transmitindo os conteúdos teórico/práticos pertinentes - adrede preparados - por meio de explicações, dinâmica de grupo e outras técnicas didáticas; desenvolver com o educando trabalhos de pesquisa, para possibilitar-lhe a aquisição de conhecimentos e proporcionar o desenvolvimento de suas potencialidades; analisar o programa e planejar as aulas na sua área específica, utilizando metodologia e material didático que facilite e estimule o desempenho do educando; elaborar e aplicar provas e outros exercícios usuais de avaliação, para verificar o aproveitamento dos alunos e testar a validade dos métodos de ensino utilizados; proceder à observação dos educandos identificando as necessidades que interfiram na aprendizagem; colaborar com a Direção na organização e execução de trabalhos complementares de caráter cívico, cultural ou recreativo; registrar suas atividades diárias em livro próprio, e cumprir as determinações da Administração Superior e as disposições contidas no Regimento Escolar.

 

CARGO: PROFESSOR III (5ª a 8ª série do 1º e 2º G)

 

Ministrar aulas de componentes curriculares do ensino de 1º Grau (5ª a 8ª séries) e em todo o 2º Grau, transmitindo os conteúdos teórico/práticos pertinentes - adrede preparados por meio de explicações, dinâmica de grupo e outras técnicas didáticas; desenvolver trabalhos de pesquisas junto ao educando para propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades; analisar o programa e planejar as aulas na sua área específica, utilizando metodologia e material didático que facilite e estimule o desempenho do educando; elaborar e aplicar exercícios práticos complementares, bem como provas e outras formas de verificação, para testar a validade dos métodos de ensino utilizados; proceder à observação dos alunos, identificando necessidades e carências de ordem social, psicológica, material ou de saúde que interferem na aprendizagem, encaminhando-os aos setores especializados de assistência; colaborar com a Direção na organização e na execução dos trabalhos complementares de caráter cívico, cultural ou recreativo; registrar sua atividade diária, para possibilitar a avaliação de desenvolvimento dos alunos e do próprio curso; cumprir as determinações da Administração Superior e as disposições contidas no Regimento Escolar.

 

CARGO: ORIENTADOR EDUCACIONAL

 

Prestar assistência aos educandos em estabelecimento de ensino de primeiro e/ou segundo grau, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na solução de seus problemas, possibilitando-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral e sua orientação quanto ao conhecimento e escolha profissional; elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, mantendo-a articulada às demais programações do núcleo de apoio técnico-pedagógico da escola; colaborar na elaboração do currículo pleno da escola, opinando sobre suas implicações no processo de orientação educacional; participar na composição, caracterização e acompanhamento de turmas e grupos, bem como do processo de avaliação e recuperação dos alunos; coordenar o processo de informação educacional e profissional, com vistas à orientação vocacional do aluno; participar do processo de integração escola- família-comunidade, organizando reuniões com pais e professores da própria escola e de outras comunidades.

 

CARGO: ORIENTADOR PEDAGÓGICO

 

Coordenar e orientador o planejamento pedagógico e a eficácia de sua execução, em unidades educacionais; propiciar condições para a participação efetiva de todo o corpo docente em torno dos objetivos educacionais da escola; participar da elaboração do Plano Escolar, coordenando as atividades de planejamento quanto aos aspectos curriculares, acompanhando e avaliando o desenvolvimento da programação do currículo; prestar assistência técnica aos professores, propondo técnicas e procedimentos, selecionando e fornecendo materiais didáticos e discutindo sistemáticas de avaliação, visando assegurar a eficiência e eficácia do desempenho dos mesmos; coordenar a programação e execução das atividades de recuperação de alunos; avaliar os resultados do ensino no âmbito da Escola e propor reformulação quando for o caso; assessorar a Direção Escola, especificamente quanto a decisões relativas a matrículas e transferências, agrupamento de alunos, organização de horários de aulas e do calendário escolar; acompanhar os processos adaptação de alunos transferidos.

 

CARGO: ASSISTENTE DE DIREÇÃO

 

Assistir ao Diretor de Escola, exercendo as atribuições que lhe forem delegadas, na conformidade do que dispuser o Regimento Escolar; responder pela Direção do estabelecimento no horário que lhe for confiado bem como substituir o Diretor de Escola em suas ausências e impedimentos; coadjuvar o Diretor no desempenho das atribuições que lhe são próprias, acompanhando e controlando a execução das programações relativas ás atividades de apoio administrativo e apoio técnico-pedagógico mantendo o Diretor informado sobre o andamento das mesmas.

 

CARGO: DIRETOR DE ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS DO ENSINO REGULAR E/OU SUPLETIVO

 

Dirigir estabelecimento de ensino de 1º e 2º graus do ensino regular e/ou supletivo, coordenando, planejando e avaliando a execução dos programas de ensino e os serviços administrativos, para possibilitar o desempenho regular das atividades docentes e discentes; planejar as atividades pedagógicas, após a caracterização da clientela; desenvolver, acompanhar e orientar projetos e/ou atividades de promoção, recuperação e agrupamento de alunos, realimentando sistematicamente o planejamento escolar; avaliar técnicas, recursos e materiais didáticos, especialmente de material de apoio e multimeios; coordenar os trabalhos administrativos, supervisionando as atividades, organizando horários de trabalho, escala de férias, encaminhando devidamente informados os documentos, petições ou processos que tramitarem pelo estabelecimento; representar a escola e incrementar por todos os meios ao seu alcance a mais estreita colaboração entre pais, mestres e comunidade local; cumprir e fazer cumprir as leis do ensino, as decisões dos Conselhos de Educação, as determinações das autoridades escolares na esfera de suas atribuições e as disposições do Regimento Escolar.

 

CARGO: DIRETOR DE PRÉ-ESCOLA

 

Dirigir estabelecimento de ensino pré-escolar, planejando, organizando e coordenando a execução dos planos de trabalho pedagógico e administrativo, de modo a garantir adequado desempenho das atividades docentes e discentes, bem como a consecução dos objetivos gerais e específicos do processo educativo; planejar a execução das atividades pedagógicas da pré-escola, efetuando matrículas, distribuindo os turnos, compondo as turmas, organizando horários, provendo a pré-escola com materiais e outros equipamentos necessários ao seu bom funcionamento; coordenar os trabalhos administrativos, supervisionando as atividades de pessoal, organizando os horários de trabalho, escalas de férias; encaminhar devidamente informados os documentos, petições e processos que tramitarem pelo estabelecimento; cumprir e fazer cumprir as leis do ensino, as determinações das autoridades escolares na esfera de suas atribuições e as disposições do Regimento Escolar; representar a escola e incrementar por todos os meios a mais estreitas colaboração entre pais e mestres e comunidade local; comunicar às autoridades do sistema escolar os resultados dos trabalhos administrativos-pedagógicos da escola, por meio de relatórios e outros informes.

 

CARGO: PROFESSOR DE ATIVIDADES ESPORTIVAS, RECREAÇÃO E LAZER

 

Desenvolver atividades esportivas, de recreação e lazer em projetos específicos junto às escolas ou parques municipais, com vistas a propiciar à população infantil ou adulta, oportunidades de aprimoramento das suas forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais, como um dos fatores básicos para a conquista das finalidades da educação nacional. Conduzir os grupos sob sua responsabilidade a práticas desportivas que levem à manutenção e aprimoramento da aptidão física e à conservação da saúde. Promover a Orientação Educacional como alternativa para ocasiões de impossibilidade de utilização de área ao ar livre, abordando a problemática de saúde, higiene e aptidão física.