LEI Nº 9.907, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.
Dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro ao Centro
de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região
– CEADEC, provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento de 2012 – Lei nº 9.847, de 14 de dezembro de 2011-, e dá outras providências.
Projeto de Lei nº
645/2011 – autoria do Executivo.
A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º Fica concedido
auxílio financeiro no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ao Centro de
Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região -
CEADEC, para implantação e/ou manutenção de seus programas e projetos voltados
à geração de emprego e renda.
Parágrafo único. A concessão de auxílio financeiro de que
trata o caput deste artigo se dará mediante convênio e nos termos da emenda nº
818 ao orçamento de 2012 (Lei nº 9.847, 14 de
dezembro de 2011), de autoria da Vereadora Neusa Maldonado Silveira.
Art. 1º Fica concedido auxilio financeiro no valor de R$
14.025,00 (quatorze mil e vinte e cinco reais) ao CENTRO DE ESTUDOS E APOIO AO
DESENVOLVIMENTO, EMPREGO E CIDADANIA DE SOROCABA E REGIÃO – CEADEC, para
implantação e/ou manutenção de seus programas e projetos voltados à geração de
emprego e renda.
Parágrafo único. A concessão de auxilio financeiro de que
trata o caput deste artigo se dará mediante convenio e nos termos das EMENDAS
nºs 210, 581 e 818 ao Orçamento de 2012 (Lei nº 9.847, de 14 de dezembro
de 2011), de autoria dos Vereadores José Antonio Caldini Crespo, Luís Santos
Pereira Filho e Neusa Maldonado Silveira. (Redação
dada pela Lei nº 10.000/2012)
Art. 2º A entidade ora contemplada receberá o auxílio financeiro
de que trata o artigo anterior, desde que:
I - apresente Plano de Trabalho e seu orçamento,
assinado pelo Presidente e responsável do Projeto, no
prazo máximo de 30 (trinta) dias da publicação desta Lei;
II - obtenha prévia aprovação de seu Plano de Trabalho,
pela Secretaria de Parcerias;
III - tenha capacidade física e humana para dar digno atendimento aos usuários da entidade;
IV - seja declarada de utilidade pública municipal há
mais de 02 (dois) anos;
V - não tenha fins lucrativos e/ou econômicos;
VI - esteja regularmente constituída há mais de 02 (dois) anos;
VII - tenha um corpo associativo de contribuintes em número suficiente para manter atividades básicas da entidade, com contribuições regulares e/ou promover atividades de auto-sustentação para este fim;
VIII – não possua servidores públicos nos quadros de dirigentes;
X – apresente:
a) relatório de atividades do ano corrente;
b) ata da última reunião da Diretoria em exercício;
c) cópia do último balanço anual assinado pelo contador com o nº do CRC e pelo Presidente da entidade;
d) inscrição municipal;
e) relação nominal dos assistidos pela entidade, quando for o caso;
f) cópia do estatuto social registrado em Cartório;
g) CNPJ;
h) cópia da Cédula de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do (s) representante (s) legal(ais);
i) carta de apresentação do Contador responsável, contratado ou associado, devidamente registrado no Conselho de Classe;
j) Certidão Negativa de Débito da Previdência Social - CND;
l) Certidão de Regularidade Junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;
XI - no caso de alteração apresentar:
a) cópia do estatuto social atualizado registrado em Cartório;
b) cópia da ata de eleição da Diretoria atual legalmente constituída;
c) carta de apresentação do contador responsável, contratado ou associado, devidamente registrado no Conselho de Classe;
d) cópia do CNPJ.
Art. 3º Após a utilização dos
recursos financeiros concedidos nos termos desta Lei, a entidade deverá fazer a
prestação de contas em papel timbrado e entregá-la até 30 (trinta) dias após o
encerramento do convênio, se o repasse for feito em parcela única, prestação
essa que deverá vir acompanhada dos seguintes documentos:
I - cópias dos documentos e despesas, devidamente assinados pelo presidente da entidade, com as notas fiscais devidamente carimbadas com os seguintes dizeres: "PAGO COM RECURSOS DO CONVÊNIO COM O MUNICÍPIO DE SOROCABA/SEPAR PROVENIENTES DE EMENDAS PARLAMENTARES", nos moldes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Serão aceitos holerites, notas fiscais que contenham CPF do recebedor, guias de recolhimento de impostos e contribuições em nome da entidade. Não serão aceitos recibos e os comprovantes deverão ser do período do repasse da verba;
II - relatório de atividades;
III - balancete demonstrando as receitas;
IV - Certidão Negativa de Débito da Previdência Social – CND;
V – cópia do Certificado de Regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.
§1º Os documentos originais da prestação de contas deverão ser arquivados para fiscalização a qualquer tempo por um período de 8 anos.
§2º Se o repasse for feito em parcelas, a prestação de contas deverá ser feita mensalmente e os documentos mencionados neste artigo deverão ser referentes ao mês do repasse da verba e vir acompanhados de:
a) solicitação de pagamento indicando os recursos recebidos e relação dos pagamentos efetuados. Informar no corpo da solicitação, o nome do banco, número da agência e da conta corrente específica, onde será efetuado o depósito;
b) relação nominal dos usuários que frequentaram a entidade naquele mês, quando for o caso e conforme modelo emitido pela SEPAR, assinado pelo Presidente da instituição;
c) relatório mensal de atividades desenvolvidas no mês.
§3º Após a aprovação da prestação de contas mensal pela Secretaria de Parcerias, será encaminhado a Secretaria de Finanças o pedido de liberação da parcela seguinte, a qual emitirá a ordem de pagamento, sendo que o recibo de depositado em conta bancária da entidade, especificamente aberta para esse fim, valerá como comprovante de pagamento.
§4º Os recursos enquanto não utilizados serão obrigatoriamente aplicados em caderneta de poupança de instituição financeira oficial se a previsão de seu uso for igualou superior a um mês, ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo ou operação de mercado aberto lastreada em títulos da dívida pública, quando a utilização dos mesmos verificar-se em prazos menores que um mês.
§5º As receitas financeiras auferidas na forma do parágrafo anterior, serão obrigatoriamente computadas a crédito do convênio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade, devendo constar de demonstrativo específico que integrará as prestações de contas do ajuste.
§6º Os pressupostos de prestação de contas previstos neste artigo são condições para que a entidade possa celebrar novos convênios com o Município ou receba o repasse do mês seguinte.
§7º Em caso do recebimento dos recursos provenientes de emendas parlamentares em parcelas mensais, deverá ser entregue mensalmente a Certidão Negativa de Débito da Previdência Social e cópia do Certificado de Regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Caso as certidões estejam vencidas o pagamento será suspenso temporariamente até a devida regularização das mesmas junto a Secretaria de Parcerias.
§8º A entidade deverá, ainda, comprovar a entrega da prestação de contas e do relatório técnico à Câmara Municipal de Sorocaba, para conhecimento e fiscalização dos Senhores Vereadores.
§9º As seguintes despesas não poderão compor a prestação de contas: multas, juros e correção monetária decorrentes de pagamentos fora de prazo; empréstimos não autorizados; passagens aéreas e terrestres; hospedagem; promoção de festas e eventos; pagamento de impostos e encargos anteriores à celebração do convênio.
§10. Comprovantes de pagamento de materiais, mão de obra, pagamento de impostos e contribuições relativos à construção, reforma ou ampliação, bem como de aquisição de material permanente, somente serão admitidos em caso de verba destinada a investimentos voltados à melhoria dos programas e projetos da entidade contemplada com recursos provenientes de emendas parlamentares.
Art. 4º A conveniada deverá apresentar até 31 de janeiro do ano seguinte, cópia do Balanço Anual ou Demonstrativo da Receita e Despesa, com indicação dos valores repassados pela Prefeitura, referente ao exercício em que o numerário foi recebido, bem como manifestação expressa do Conselho Fiscal sobre a exatidão da aplicação do montante recebido.
Art. 5º Caberá à
Secretaria de Parcerias, fornecer apoio técnico à entidade conveniada, quanto à
área de parcerias, bem como fiscalizar a aplicação dos recursos e o
desenvolvimento das atividades correspondentes.
Art. 6º Caberá à entidade conveniada participar de todas as reuniões programadas, com antecedência, pela Secretaria de Parcerias, bem como fornecer todas as informações necessárias à discussão de seus planos e projetos de trabalho.
Art. 7º Não se estabelecerá nenhum vínculo de natureza trabalhista ou de qualquer espécie entre o Município e o pessoal contratado pela entidade para a execução do convênio autorizado por esta Lei.
Art. 8º O não cumprimento das normas estabelecidas nesta Lei acarretará a suspensão do convênio.
Art. 9º A prestação de contas
de que trata o artigo anterior deverá obedecer às disposições legais vigentes
atinentes à matéria, especialmente, as previstas nas Leis Federais nºs 4.320/64
e 8.666/93 (Lei de Licitações) e Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de
Responsabilidade Fiscal), assim como suas alterações subsequentes, sob pena de
adoção das medidas judiciais cabíveis.
Art. 10. Fica
expressamente vedado às entidades beneficiárias a redistribuição dos recursos a
outras entidades congêneres ou não, assim como a aplicação de tais recursos em
atividade diversa da prevista nesta Lei.
Art. 11. As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotação orçamentária própria, consignada no orçamento de 2012 da Secretaria de Parcerias, a saber:
ENTIDADE BENEFICIARIA |
DESTINACAO |
ORGÃO |
FUNCIONAL |
AÇÃO |
CATEGORIA |
TOTAL |
||
CEADEC |
EM.2012.818 |
20.01.00 |
4 |
122 |
013 |
6042 |
3.3.50.00.00 |
R$ 5.000,00 |
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Art. 12. Esta Lei entra em
vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Tropeiros, em 28 de dezembro de 2011, 357º da Fundação de
Sorocaba.
VITOR LIPPI
Prefeito Municipal
LUIZ ANGELO VERRONE QUILICI
Secretário de Negócios Jurídicos
PAULO FRANCISCO MENDES
Secretário de Governo e Relações Institucionais
JOSÉ AILTON RIBEIRO
Secretário de Planejamento e Gestão
FERNANDO OLIVEIRA
Secretário de Parcerias
WALTER ALEXANDRE PREVIATO
Secretário de Finanças em Substituição
Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.
SOLANGE APARECIDA GEREVINI LLAMAS
Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais.
Sorocaba, 19 de
dezembro de 2011.
SEJ-DCDAO-PL-EX-162/2011
Senhor Presidente:
Temos a honra de
encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o
incluso Projeto de Lei, que dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro ao
Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e
Região - CEADEC, proveniente de Emenda Parlamentar ao Orçamento de 2012 - Lei
nº 9.847,
de 14 de Dezembro de 2011, e dá outras providências.
Anualmente, através
de Emendas feitas pelos Nobres Vereadores ao Orçamento do Município, vem sendo
concedido auxílio, mediante convênio, às entidades beneficentes e/ou
assistenciais, sem fins lucrativos, que desenvolvam programas e projetos nas
áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura e lazer,
juventude, meio ambiente, etc., desde que declaradas de utilidade pública nos
termos da Lei 444,
de 9 de agosto de 1956, com o intuito de promover melhores condições de vida à
população menos favorecida ou em situação de risco social de nossa cidade.
Após a aprovação do
Orçamento anual pelo Legislativo com as respectivas Emendas e a publicação da
Lei Orçamentária, através de Decreto do Executivo que estabelece os requisitos
a serem preenchidos pelas entidades para fazer jus ao auxílio e, mediante prévia
aprovação pelas Secretarias responsáveis, do Plano de Trabalho e da
documentação apresentados pela Entidade, bem como a assinatura de termo de
Convênio, o benefício é concedido.
Ocorre que, nos
termos do disposto no artigo 26, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de
2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a
responsabilidade fiscal, a concessão de recursos públicos para o setor privado,
deverá ser autorizada por Lei específica, não bastando que a despesa esteja
prevista na Lei Orçamentária.
Assim, embora a
concessão de auxílio proveniente da
Emenda Parlamentar nº 818, de autoria da Nobre Vereadora Neusa Maldonado
Silveira ao Centro de Estudos e Apoio ao
Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e Região - CEADEC, para
implantação e/ou manutenção de seus programas e projetos, através de convênio a
ser celebrado com a Secretaria de Parcerias, já esteja previsto na Lei nº 9.847,
de 14 de dezembro de 2011, que aprovou o orçamento do Município para o
exercício de 2012, o presente Projeto tem por objetivo, atender às disposições
contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e à recomendação feita pelo
Ministério Público local.
O CEADEC - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento,
Emprego e Cidadania - é uma organização não governamental, sem fins lucrativos,
criada no ano de 1999, com sede em Sorocaba (SP). É integrada por lideranças
sindicais e comunitárias, empresários e
por profissionais multidisciplinares com extensa atuação nos movimentos sociais: sindical,
popular e na área do associativismo. Duas experiências de assessoria em
autogestão para trabalhadores de empresas em estado falimentar, instaladas no
município de Sorocaba, marcaram a criação do CEADEC. Paralelamente, foram
iniciadas ações visando projetos de geração de emprego e renda e na área do
meio ambiente, mais especificamente no apoio e fomento à criação de
cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Ao longo deste período,
essa atuação tornou o CEADEC uma organização especializada na assessoria às
organizações e empreendimentos dos catadores de materiais recicláveis. O CEADEC
atua como entidade fomentadora e incubadora das cooperativas de catadores da
região de Sorocaba.
O CEADEC tem como missão: apoiar, incentivar, assessorar
e articular projetos de empreendimentos, cooperativas e iniciativas de economia
solidária, visando à geração de emprego e renda; promover e apoiar iniciativas
que estimulem atitudes e comportamentos que visem o fortalecimento da
auto-organização, solidariedade e a formação para o exercício da cidadania;
elaborar estudos, pesquisas e organizar debates e seminários que contribuam com
o desenvolvimento sustentável e com a formulação de um modelo de gestão
técnico-administrativo voltado à economia solidária; promover e apoiar
iniciativas de educação ambiental e de preservação do meio ambiente.
Estando dessa
forma, plenamente justificada a presente proposição, posto que de relevante
interesse público a finalidade a que se destina, esperamos contar com o apoio
de Vossa Excelência e Dignos Pares para a transformação do Projeto em Lei, em
regime de urgência, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município,
reiterando nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente.
VITOR LIPPI
Prefeito Municipal
Ao
Exmo. Sr.
MÁRIO MARTE MARINHO
JÚNIOR
DD. Presidente da
Câmara Municipal de
SOROCABA
PL Emendas
Parcerias 2011.