LEI Nº 12.927, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2023.
Dispõe sobre a legalização de construções irregulares, revoga a Lei nº 12.866, de 07 de agosto de 2023 e dá outras providências.
Projeto de Lei nº 295/2023, do Edil Fernando Alves Lisboa Dini
A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º O proprietário de edificação concluída, residencial, não residencial, e as respectivas ampliações em desacordo com as posturas Municipais, poderão requerer sua legalização perante o Poder Público Municipal, observando o disposto nesta Lei.
§ 1º Entende-se por edificação concluída aquela em que a área objeto de legalização esteja com as paredes erguidas, com laje e/ou cobertura concluídas.
§ 2º Somente será admitida a legalização de edificações que abriguem usos permitidos na respectiva zona, pela legislação de uso e ocupação de solo, do Plano Diretor vigente.
§ 3º Fica desconsiderada a precariedade das edificações, já licenciadas pelas leis de legalizações anteriores.
§ 4º Somente será admitida a legalização de edificações que não causem prejuízos aos confrontantes na forma do disposto no Código Civil Brasileiro:
I – As aberturas de ventilação e iluminação que estejam distantes 1,50 metros do terreno do confrontante;
II - As aberturas cuja visão não incida sobre a linha divisória, bem como as perpendiculares, que estejam a mais de 75 cm (setenta e cinco centímetros) da divisa;
III - As paredes de tijolo de vidro translúcido sem aeração;
§ 5º Para os casos que não atendam ao disposto no § 4º, deverá ser apresentada anuência expressa do confrontante (anexo 2), este devidamente qualificado, ou a declaração de lapso temporal (anexo 3), sendo que a necessidade de apresentação de anuência (anexo 2) ou declaração (anexo 3) deverá ser detectada pelo técnico responsável.
Art. 2º A solicitação para legalização, deverá ser composta por:
I - Formulário próprio que será fornecido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, onde constará: dados do proprietário, do imóvel e do profissional habilitado;
II – Contorno da implantação de todos os pavimentos da edificação no terreno, com suas respectivas cotas, com medidas reais, sem escala;
III – Foto da edificação a ser legalizada;
IV - ART, RRT ou TRT, dos conselhos dos técnicos responsáveis, devidamente assinadas e quitadas;
V - Cópia do documento de propriedade;
VI - Cópia da capa e contracapa do carnê de IPTU atual;
§ 1º Nas legalizações dos prédios industriais e comerciais acima de 200m², deverá ser apresentada 04 vias de projeto, composto de planta baixa, planta de implantação, planta de telhado, cortes, fachadas, e memorial descritivo;
§ 2º O formulário deverá ser assinado pelo proprietário, ou representante legal, e pelo profissional responsável contratado para execução dos serviços, que anexará este documento com o laudo técnico de conformidade construtiva (Anexo 1), o mesmo procedimento deverá ser adotado quanto aos projetos e memoriais das legalizações industriais e comerciais acima de 200 m2;
§ 3º Para legalização dos imóveis que atendem as posturas municipais, deverá ser apresentado projeto completo da edificação, assinado pelo proprietário e pelo responsável técnico devidamente habilitado e memorial descritivo.
Art. 3º Os processos de legalização serão aprovados e concluídos da seguinte forma:
§ 1º As edificações que não atenderem as posturas municipais, serão legalizadas e será emitido a “Carta de Autorização”.
§ 2º Os processos que forem legalizados através de “Carta de Autorização”, serão concluídos através da “Certidão de Conclusão”.
§ 3º As edificações que atenderem as posturas municipais, serão legalizadas e receberão “Alvará de Licença”.
§ 4º Os processos que forem legalizados através de “Alvará de Licença”, serão finalizados com “Habite-se”, quando residencial, e nos demais casos com “Certidão de Vistoria”.
Art. 4º As taxas e emolumentos dos imóveis serão cobrados nas seguintes proporções dos tributos relativos à edificação e continuamente do Imposto Territorial Urbano até que ocorra a completa adequação dos imóveis ao Código de Obras do Município, vigente.
§ 1º Para imóveis residenciais:
I – De até 69,99 m² de área total construída, considerando o equilíbrio social, pagarão de forma simples os tributos relativos à edificação e sem acréscimo na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
II – De 70 a 119,99 m² de área total construída, pagarão 25% sobre o valor cobrado de forma simples os tributos relativos à edificação e com acréscimo de 25% na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
III – De 120 a 179,99 m² de área total construída, pagarão 50% sobre o valor cobrado de forma simples os tributos relativos à edificação e com acréscimo de 50% na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
IV – De 180 a 249,99 m² de área total construída, pagarão 75% sobre o valor cobrado de forma simples os tributos relativos à edificação e com acréscimo de 75% na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
V – Acima de 250 m² de área total construída, pagarão 100% sobre o valor cobrado de forma simples os tributos relativos à edificação e com acréscimo de 100% na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
§ 2º Para imóveis comerciais e industriais com qualquer área, pagarão 100% sobre o valor cobrado de forma simples os tributos relativos à edificação e com acréscimo de 100% na alíquota do Imposto Territorial Urbano anual;
§ 3º A cobrança das taxas, tributos e alíquotas citadas no § 1º e § 2º, incidirão sobre a área a legalizar.
Art. 5º O proprietário ou responsável técnico que infringir de forma intencional qualquer dispositivo da presente Lei, fica sujeito às penalidades legais, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
Parágrafo Único. Caso ocorra qualquer infração de forma intencional em qualquer dispositivo da presente Lei, o alvará ou a carta de autorização poderão ser suspensos.
Art. 6º Esta Lei poderá ser aplicada para procedimentos digitais.
Art. 7º As despesas com execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.
Art. 8º Esta Lei terá validade de 12 (doze) meses a partir de sua publicação, sendo seus efeitos revisados pela Câmara Municipal de Sorocaba, com dados apresentados pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, para que seja finalizada o quanto antes para a devida aplicação do Código de Obras do Município, que deve estar em completa consonância com o Plano Diretor da Cidade de Sorocaba, vigente.
Art. 9º Fica revogada a Lei nº 12.866, de 07 de agosto de 2023.
Art. 10. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 24 de novembro de 2023, 369º da Fundação de Sorocaba.
RODRIGO MAGANHATO
Prefeito Municipal
DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES
Secretário Jurídico
AMÁLIA SAMYRA DA SILVA TOLEDO
Secretária de Governo
GLAUCO ENRICO BERNARDES FOGAÇA
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano
TIAGO DA GUIA OLIVEIRA
Secretário da Habitação e Regularização Fundiária
Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.
ANDRESSA DE BRITO WASEM
Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais
Esse texto não substitui o
publicado no DOM em 29.11.2023.
Anexo 1
LAUDO TÉCNICO DE CONFORMIDADE CONSTRUTIVA
Levando em consideração as atuais condições do presente
imóvel, levantadas a partir de Inspeção Visual, sem pesquisar atos dolosos ou
criminosos, nem submetidos os materiais à prova de carga, resistência ou demais
ensaios destrutivos ou não. Eu, _______________________________ , titularidade
________________________, CREA/CAU/CRT nº _____________, ATESTO as
condições de estabilidade e segurança da edificação, bem como as perfeitas
condições de funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do referido
imóvel.
ART/RRT/TRT nº__________________________________
Sendo de plena responsabilidade do PROPRIETÁRIO do referido
imóvel a Manutenção, Operação e Uso do mesmo.
Sorocaba, ____ de ____________________ de
20____.
Anexo 2
CARTA DE ANUÊNCIA DE INCIDENCIA DE ABERTURAS DE VENTILAÇÃO
E ILUMINAÇÃO
Eu,_______________________________________________________,
portador do RG._______________________e do
CPF______________________, residente na Rua/Estrada/Avenida_______________________________________nº
_______,Bairro _________, proprietário, vizinho e confrontante, do lote______, quadra______e nº_____, a
Rua/Estrada/Avenida_________________________, declaro estar ciente de que
este imóvel tem incidência de aberturas para ventilação e iluminação, que não
respeitam o disposto no Código Civil Brasileiro, no seu artigo 1.301,
declarando que não me oponho quanto a legalização deste imóvel nestas condições.
Sorocaba, _____de ____________________de 2.0_____.
______________________________________________
Anuente proprietário
______________________________________________
Testemunha: Responsável Técnico
Anexo 3
DECLARAÇÃO DE LAPSO DE TEMPO DE INCIDÊNCIA DE ABERTURAS DE
VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO.
Eu,_______________________________________________________,
portador do RG._______________________e do
CPF______________________, residente na Rua/Estrada/Avenida_______________________________________nº
_______,Bairro _________, proprietário, vizinho e confrontante, do lote______, quadra______e nº_____, da
Rua/Estrada/Avenida_________________________, declaro estar ciente de que
este imóvel tem incidência de aberturas para ventilação e iluminação, a
mais de um ano e dia, após a conclusão da obra, atendendo assim o
disposto no Código Civil Brasileiro, no seu artigo 1.302, tendo em vista
existirem a mais de um ano e um dia sem oposição de terceiros. Ainda, declaro
estar ciente que mesmo ultrapassado o tempo previsto em lei para questionamento
sobre a janela pelo vizinho prejudicado, este poderá a qualquer tempo edificar
contramuro, ainda que me vede a claridade. Dessa forma, solicito prosseguimento
quanto a análise da legalização solicitada.
Sorocaba, _____de ____________________de 2.0_____.
______________________________________________
Anuente proprietário
______________________________________________
Testemunha:
Responsável Técnico
JUSTIFICATIVA:
Tenho recebido
diariamente em meu gabinete munícipes, engenheiros e arquitetos reclamando da
impossibilidade de regularização de projetos de construção, fato que leva à
conclusão de que a Lei nº 12.866, de 07 de agosto de 2023 (pelas alterações
feitas no texto original do Projeto de Lei 142/2023) precisa ser aperfeiçoada
para atender as necessidades reais da população.
São inúmeros processos de legalização paralisados na
Prefeitura, a grande maioria referente a construções residenciais simples, que
envolvem pequenas ampliações ou mesmo a regularização de intervenções antigas
iniciadas por ato da fiscalização do próprio município. É preciso lembrar aqui
que a polução mais afetada pela falta de regulamentação é aquela de baixa
renda, com menos acesso aos serviços de engenharia e arquitetura qualificados.
Com o vencimento da Lei nº 12.303/21 no último mês de maio,
criou-se uma lacuna normativa que a Lei 12.866/23 (pelas alterações no seu
texto original) não foi capaz de resolver, fato que demanda a criação de uma
nova norma que atenda as necessidades da população e
do município, o que é o objetivo deste Projeto de Lei
Ressalto que o processo de legalização de uma construção da
forma como propõe este Projeto, não significa (como nunca significou) uma
afronta às normas de posturas urbanas, de proteção ambiental e de zoneamento
atualmente em vigor. Como Vossas Excelências podem ver, o texto possui
mecanismos tributários que tratam de forma diferente cada hipóteses,
possibilitando a legalização das construções de uma forma justa, com segurança
jurídica e respeito ao ordenamento jurídico vigente.
Este substitutivo tem por objetivo aperfeiçoar o texto
apresentado originalmente e que resultou no PL 295/2023
Pelo exposto, solicito
o apoio dos Nobres Edis desta Câmara Municipal para a aprovação do presente
Projeto de Lei.