LEI Nº 13.012, DE 16 DE MAIO DE 2024.

 

Declara de Utilidade Pública o “Centro Terapêutico Rancho Cambará” e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 322/2023, do Edil Fabio Simoa Mendes do Carmo Leite

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica declarado de Utilidade Pública, de conformidade com a Lei nº 11.093, de 6 de maio de 2015, alterada pela Lei nº 11.327, de 23 de maio de 2016, o “Centro Terapêutico Rancho Cambará”.

 

Art. 2º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.

 

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 16 de maio de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

ANA CLAUDIA MARTINI FAUAZ

Secretária da Cidadania Interina

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANDRESSA DE BRITO WASEM

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 24.05.2024.

 

JUSTIFICATIVA

O Centro Terapêutico Rancho Cambará atende gratuitamente pessoas com deficiência em equoterapia desde 17 de setembro de 2007. Nosso início está relacionado a trajetória pessoal e profissional da Psicóloga Aparecida de Lima Oliveira, que através de seu trabalho voluntário em equoterapia, junto ao 7º Batalhão de Polícia Militar do lnterior do Estado de São Paulo, teve contato com a demanda existente no munícipio de Sorocaba, adultos e crianças que necessitam sobremaneira da equoterapia, mas não possuem recursos financeiros para custear o tratamento.

Assim, no início o equitador Jefferson Oliveira, oferecia aulas de equitaçăo e a renda proveniente deste servişo era inteiramente destinada ao custeio dos atendimentos gratuitos em equoterapia, com o tempo, amigos do projeto apoiaram nossos sonhos e por meios de doações tornaram possivel ampliar nossos atendimentos, atingindo a marca de 25 atendimentos semanais gratuitos.

Em 2017, o Centro Terapêutico Rancho Cambará consolidou-se juridicamente e através do registro de Estatuto Social e abertura do CNPJ próprio, pequenos empresários puderam iniciar doações e tomamos novo fôlego frente as dificuldades que se apresentaram.

Infelizmente, em 2020, todos amargamos a pandemia causada pela COVID 19 e muitas pequenas empresas tiveram que deixar de contribuir e até mesmo fecharam suas portas. Com muito esforço e com recursos familiares sobrevivemos, e hoje continuamos atendendo de forma gratuita, com a mesma qualidade e dedicaçăo, confiando na qualidade do nosso corpo clínìco, nossos cavalos e nossa estrutura.

Atualmente contamos com cinco fisioterapeutas e quatro psicólogas, todos com pós graduaçăo em equoterapia, uma veterinária, um equitador formado pela ANDE-Brasil e dois auxiliares-guia, quatro cavalos treinados e utilizados exclusivamente para a equoterapia.

Nossas instalações contam com sala de avaliação, escritório, banheiro adaptado, área de espera, quatro baias, área de manejo, duas arenas cobertas, redondel e amplo estacionamento.

Para o bem-estar dos cavalos e sustentabilidade ecológica, contamos com ampla área de pastejo para os animais, esterqueiras para o tratamento e aproveitamento dos dejetos produzidos pelos cavalos como adubo e sistema de energia fotovoltaico.

As maiores liçóes que nossos praticantes nos ensinam, todos os dias, são a perseveranşa e fé, perseverar frente aos desafios, buscando nossa excelência sempre e a fé de que todos podemos progredir, todos temos potencial e merecemos ser felizes.

Certos de que essas lições são aprendidas e reaprendidas a todo momento, chegamos até aqui e seguimos a cada dia com força renovada e convencidos de que podemos fazer mais.