Cristiano Anunciação dos Passos é paulista de Diadema, onde nasceu em 19 de setembro de 1980, terceiro dos cinco filhos de Cristóvão Anunciação dos Passos e Joanita Jurkievcz dos Passos. Formado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter, realiza trabalhos sociais como missionário desde os 20 anos de idade. A preocupação com as questões humanitárias surgiu cedo em sua vida, com a situação de sua própria família.
Em sua adolescência, seus pais se mudaram para Curitiba (PR). Entre 1992 e 1993, seu pai ficou um ano desempregado, em meio à crise econômica da época, e ele viu sua irmã mais jovem, com apenas dois anos, passando fome, enquanto sua mãe chorava ao ver a criança passando o dedo num pote de margarina, que era o único alimento que havia em casa. Então, aos 13 anos, começou a trabalhar para ajudar a família.
Começou vendendo sorvetes e salgados num carrinho na rua, como vendedor ambulante, até conquistar seu primeiro emprego como entregador de um supermercado. Em seguida, trabalhou como cobrador de ônibus. Mesmo tendo morado em locais de alta criminalidade em São Paulo, onde havia praticamente um homicídio por dia, sempre buscou trilhar outro caminho, apostando no trabalho desde cedo.
Em 8 de dezembro de 2001, casou-se com Gilvane Meira dos Passos, que foi determinante para apoiá-lo nesse caminho. Em novembro de 2002, sentiu o chamado de Deus e iniciou seu ministério como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Além de sua missão evangelística, por onde passava como pastor procurava realizar diversas ações sociais através da igreja, doando alimentos, materiais e serviços voluntários para beneficiar as pessoas menos favorecidas.
Em 2004, tornou-se missionário na Nicarágua, um país da América Central com uma história marcada por guerras civis, intervenção de nações estrangeiras e muita pobreza, além do clima com temperaturas elevadas durante todo o ano. Entre os fiéis da igreja, havia uma professora, que sempre o ajudava com o espanhol nas pregações.
Em 2012, foi transferido para Bolívia, na América do Sul, passando pelas cidades de Santa Cruz de la Sierra, San Inacio de Velasco, Tarija, El Alto, Yacuiba. Posteriormente, em 2014, foi transferido para a Argentina e, em 2015, retornou com sua esposa para o Brasil, indo atuar como pastor na cidade de Diadema.
Convidado a ingressar na política, licenciou-se do cargo de pastor e, em 2020, foi eleito vereador em Sorocaba, pelo Partido Republicanos, com 4.720 votos, o mais votado entre os novos parlamentares. Já em seu primeiro mandato, foi eleito presidente da Comissão de Justiça e presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Também integrou a Comissão de Economia, a Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor e a Comissão de Redação, na condição de 2º secretário da Mesa Diretora.
Na eleição municipal de 2024, Cristiano Passos foi reeleito com 4.639 votos e, no seu segundo mandato de vereador, continua integrando a Mesa Diretora da Casa, como 3º vice-presidente. Também foi eleito presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias e presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, além de integrar a Comissão de Justiça e a Comissão de Saúde Pública.
Tendo como principais bandeiras a infraestrutura, a cidadania e o esporte como instrumento de saúde e desenvolvimento humano, Cristiano Passos é autor de várias leis sobre diversos temas como: fomento às atividades esportivas; prevenção da dengue nas escolas; inclusão da pessoa com deficiência; Programa Feira da Mulher do Campo; combate aos maus tratos aos animais; “Trem dos Operários” como Patrimônio Cultural; direitos das pessoas autistas; respeito aos cultos religiosos; “Cordão de Girassol” para pessoas com deficiência não visível; Dia do Nascituro; transtornos alimentares; Marcha para Jesus; e Semana do Caminhoneiro, entre outras.