O metalúrgico Izídio de Brito foi eleito com 4.735 votos pelo PT e acredita que o resultado mostra o trabalho realizado durante o tempo fora do Legislativo. “Ficamos por dois mandatos fora, como suplente, mas não deixamos de atuar. Sou do conselho municipal de saúde e de educação, ale do trabalho junto ao sindicato dos metalúrgicos”, disse. Ele explicou sobre a campanha, que focou no corpo a corpo com a população.
Izídio atua na defesa dos metalúrgicos dentro do sindicato da categoria, atualmente como secretário, que envolve mais de 47 mil trabalhadores, sendo 37 mil somente em Sorocaba. “Tudo isso te dá uma relação com a categoria e uma relação social também porque o metalúrgico tem muita coisa pra resolver na fabrica, mas também no seu bairro e na cidade. É uma linha histórica que o sindicato tem”, disse.
O vereador eleito lembra da iniciativa do Banco de Alimentos, que é do sindicato e nasceu da campanha Natal sem Fome, em 2004. Desde 2005, existe no Ceagesp, o local que recebe alimentos para serem distribuídos a famílias carentes. “São mais ou menos 60 toneladas por mês, que começou com 15 toneladas e deve bater perto de 100 toneladas agora, com o governo federal comprando alimentos diretor do pequeno produtor”, informou.
Izídio atuou junto ao Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC), que estimula a atuação de cooperativas de trabalhadores, como a dos catadores. Entre as iniciativas, ele destaca um projeto de lei de sua autoria que garante aos catadores o mesmo valor por tonelada de material recolhido em relação ao lixo destinado ao aterro sanitário, como forma de incentivo á reciclagem no município. O vereador eleito destacou a necessidade de leis mais rígidas para a destinação correta de resíduos, como forma de contribui com a questão ambiental no país.
O vereador eleito quer trabalhar para que Sorocaba possa contar com um Centro de Atendimento Integral ao Autista (CAIA), contratação de profissionais para a rede de saúde, inclusão da Semana de Cultura Nordestina no calendário municipal e casa de acolhimento para a população LGBTQIA+ vitima de violência.