Roberto Machado de Freitas nasceu na cidade de São Paulo em 19 de janeiro de 1977. Veio para Sorocaba ainda na infância, aos 8 anos de idade, indo morar no Parque São Bento, na Zona Norte da cidade. É graduado em Direito pela Fadi (Faculdade de Direito de Sorocaba) e tem MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes pela Facens, entre outras capacitações. Também lecionou na área de empreendedorismo na Faculdade Ipanema e no Senac Sorocaba.
Roberto Freitas já trabalhou na Câmara Municipal de Sorocaba como assessor parlamentar do então vereador e atual deputado estadual Carlos César. Antes, foi estagiário no gabinete do então vereador Jefferson Campos, hoje deputado federal. Após deixar a assessoria parlamentar na Câmara Municipal, também trabalhou no setor jurídico do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e, de lá, foi para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde trabalhou por quatro anos.
Em 2009, passou a atuar no Executivo, na gestão do prefeito Vitor Lippi, como diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Coordenou de 2012 a 2017 projetos de empreendedorismo no município, o que levou a Prefeitura de Sorocaba a ganhar por três vezes consecutivas o Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor” na categoria de melhor projeto e Inovação. Foi presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba por quatro anos (2017-2020), sendo responsável por sua restruturação. Também foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (2017).
Convidado pelo então ministro Marcos Pontes, astronauta e hoje senador, atuou no Ministério de Ciência e Tecnologia, permanecendo três anos em Brasília, quando coordenou a área de Promoção, Difusão e Popularização da Ciência, em âmbito nacional, com projetos estimados em mais de R$ 300 milhões e atuação em rede em todo território brasileiro. Em seguida, trabalhou no Senado Federal, também ao lado do senador Marcos Pontes, como coordenador de projetos legislativos, sendo responsável por diversos projetos de leis importantes para o país.
A convite do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atuou como gestor no projeto de privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), integrando a equipe de profissionais responsáveis por sua desestatização, processo que foi finalizado em julho de 2024. Desligou-se, então, do governo estadual para concorrer ao cargo de vereador em Sorocaba, sendo eleito pelo PL (Partido Liberal) para seu primeiro mandato, com 5.813 votos.
É membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e da Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda. Entre as bandeiras que farão parte de seu primeiro mandato, estão a capacitação profissional, o empreendedorismo, a formação de jovens, a fiscalização dos serviços públicos e a implantação de políticas públicas de sucesso, que pôde conhecer durante sua carreira, a exemplo da Casa do Autista.