Henri Arida, 46 anos, eleito pelo MDB para seu primeiro mandato com 3.844 votos, é casado e representante do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica, onde trabalhou no Ministério de Fé e Política.
Nascido em Sorocaba, cresceu no bairro Trujillo, depois se mudou para a Vila Lucy, próximo a Igreja São José do Serrado, onde iniciou sua caminhada na igreja católica. “Fui seminarista, ia ser padre. Fiz filosofia na diocese de Santo Amaro, em São Paulo, e pude trabalhar no santuário com o padre Marcelo Rossi, em 1999”, lembrou.
Após três anos no curso de teologia, deixou o seminário e se casou com sua esposa, mas manteve forte atuação na igreja e junto à comunidade cristã e no trabalho social. “A igreja é importante para a civilização. As universidades foram formadas pela Igreja Católica, que hoje é maior instituição caricativa do Planeta Terra”, ressaltou.
O vereador eleito não representa extremos ideológico e acredita nos valores humanos e na democracia. Ele pretende desenvolver um mandato participativo, voltado para os jovens e também combater a “cristofobia”. “Estamos aqui para divergir, para construir, mas sabendo que a gente pode fazer o melhor para Sorocaba”, afirmou. Entre as propostas voltadas para os jovens, defende isenção de impostos para empresas que fomentarem a criação de vagas de emprego para a juventude.
Henry Arida já trabalhou na Câmara Municipal de Sorocaba, como assessor do então vereador Anselmo Neto, e também no Poder Executivo, onde atuou nas Relações Institucionais e, recentemente, no Fundo Social de Solidariedade.