Alexandre Luiz Corrêa, 48 anos, mais conhecido como Alexandre da Horta, foi eleito vereador com 1.852 votos pelo Partido Solidariedade. Paranaense da cidade de Jacarezinho (hoje com 40.375 habitantes), onde nasceu em 1º de outubro de 1976, Alexandre da Horta veio para Sorocaba com apenas dois anos de idade, uma vez que sua irmã já morava na cidade, empregada numa concessionária local. Começou a trabalhar aos 12 anos, na Guarda Mirim, e o interesse pela política teve início ainda nos bancos escolares, quando participou da política estudantil, ajudando a fundar o grêmio do Colégio Santa Escolástica.
Alexandre da Horta está engajado em projetos sociais desde 1998. Também atuou como assessor parlamentar do hoje deputado estadual Vitão do Cachorrão, especialmente nas áreas de saúde e educação. Ele desenvolveu uma horta comunitária na Vila Haro. “Com o apoio da população, transformamos aquele lugar, que era um lixão, em uma referência de apoio a idosos e jovens”, explica.
O vereador eleito enfatiza que a horta comunitária não apenas promove a agricultura sustentável, mas também impulsiona a interação social, agregando valor à comunidade. Alexandre da Horta destaca o papel que a horta comunitária representa até para o bem-estar e a saúde mental e emocional das pessoas. “Minha mãe, por exemplo, que tem 88 anos, vai lá todos os dias. Isso é importante sobretudo para os idosos, que ficam em casa e precisam de uma atividade”, explica.
Defensor da causa animal, Alexandre da Horta tem entre suas bandeiras a luta pela criação de um Hospital Público Veterinário em Sorocaba e de um banco de ração na cidade. “Estamos lutando também pela criação de um crematório municipal para animais, pois muitas pessoas não sabem o que fazer com o animal que morre”, afirma o vereador, que também advoga a realização de mais campanhas de castração de animais.
Na área da educação, Alexandre da Horta defende a ampliação do horário das creches até às 18 horas, observando que muitos alunos ficam na escola esperando até que os pais encerrem seu expediente e possam buscar os filhos.