Caio de Oliveira Egêa Silveira é natural de Sorocaba, onde nasceu em 19 de janeiro de 1993, filho de Claudia Estefânia de Oliveira e Adilson Egêa Silveira. Passou a infância e adolescência no Jardim Iguatemi e, tendo estudado em escolas públicas, formou-se em Tecnologia em Logística pela Universidade de Sorocaba (Uniso). É cristão e casado com Samyra Toledo Egêa e pai de Milena Araújo de Oliveira.
Aos 19 anos, iniciou um importante trabalho em prol da juventude, na Igreja Mundial do Poder de Deus, ajudando os jovens a ocuparem espaços na sociedade, através de projetos sociais. Foi quando conheceu o atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ainda vereador, e se engajou em temas de política social, como o combate às drogas e o atendimento às camadas de menor renda da sociedade.
Devido a essa parceria e amizade, foi possível realizar, em 2015, a primeira “Caminhada de Mãos Dadas Contra as Drogas”, que reuniu mais de 2 mil pessoas na cidade e arrecadou, sob sua liderança, toneladas de alimentos e água potável para a cidade de Mariana, local onde ocorreu a catástrofe do rompimento da barragem. Caio Oliveira também realiza, há anos, trabalhos voluntários em inúmeras comunidades da cidade, sempre com o foco em crianças e jovens, inclusive, organizando eventos em datas comemorativas.
Em 2016, recebeu seu primeiro convite para entrar no mundo da política, por meio do deputado estadual, Rodrigo Moraes, atuando como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Logo em seguida, tornou-se assessor do então vereador Rodrigo Manga, na Câmara Municipal de Sorocaba, quando atendeu milhares de pessoas em diversas áreas das políticas públicas como saúde, educação, habitação, entre outras.
Em 2020, encarou o maior desafio de sua vida e decidiu sair candidato a vereador em Sorocaba, pela primeira vez, conquistando 3.620 votos, o que lhe garantiu a 1° suplência do Partido Republicanos. No primeiro ano do governo Rodrigo Manga, em 2021, Caio foi convidado para trabalhar como ouvidor-geral do município e em poucos meses de atuação, zerou todas as ouvidorias registradas na cidade e implantou um trabalho ágil junto aos funcionários públicos em prol da população.
Ainda no mesmo ano, Caio foi nomeado diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba e, por meio do Laboratório de Soluções Digitais e Engenharia Robótica (FabLab), foi idealizador do Projeto “Headpod”, suporte de cabeça indicado para pessoas incapazes de sustentar o peso da cabeça devido à hipotonia do pescoço (baixo tônus muscular). Com essa iniciativa, uma criança de Sorocaba foi beneficiada e atualmente o dispositivo encontra-se em fase de testes, sendo referência na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), em prol de outras crianças.
Entre 2021 e 2022, atuou como assessor parlamentar do ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcos Pereira. Caio Oliveira ficou responsável pelos trabalhos de Sorocaba no atendimento à população. Também fez parte da conquista histórica no envio de mais de R$ 28 milhões em emendas para Sorocaba, utilizadas em ações como o recapeamento das ruas do Parque São Bento, que aguardava há mais de 10 anos por essas obras, além da construção de uma nova escola no mesmo bairro e para melhorias na área de esporte e saúde da cidade.
Caio Oliveira assumiu pela primeira vez o mandato de vereador em 13 de março de 2023, ocupando a vaga deixada pelo então vereador Vitão do Cachorrão, que foi eleito deputado estadual e assumiu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Como vereador, integrou importantes comissões e presidiu a Comissão de Economia e a Comissão de Habitação e Regularização Fundiária. Na eleição de 2024, recebeu 12.090 votos, tornando-se o vereador mais votado da história de Sorocaba. Em 1º de janeiro de 2025, presidiu a sessão inaugural da nova legislatura e foi eleito 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o biênio 2025/2026.