Natural de Sorocaba, onde nasceu em 3 de agosto de 1977, a advogada Jussara Fernandes – eleita vereadora em Sorocaba, com 3.542 votos, pelo Partido Republicanos – é casada, mãe de dois filhos e, atualmente, cuida de 12 animais de estimação. Como parlamentar, pretende “defender Sorocaba com unhas e dentes”, tendo na melhoria dos sistemas educacionais e no bem-estar animal algumas de suas principais bandeiras.
Oriunda de uma família humilde (seu pai era caminhoneiro e sua mãe auxiliar administrativa), Jussara Fernandes estudou em escola pública, fez segundo grau técnico e se formou em Direito pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Seguindo o exemplo de sua mãe, que sempre cuidou de animais abandonados, tornou-se ativista da causa animal há cerca de 20 anos. Além da formação acadêmica e da atuação profissional, tem uma passagem pelo Japão, o que, segundo ela, influenciou sua visão sobre cidadania.
Em 2007, com outros ativistas da causa, fundou o Gamah (Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem), uma organização não governamental que busca acolher animais e promove sua adoção responsável, além de participar ativamente das discussões legislativas e das políticas públicas voltadas para a proteção e os direitos dos animais, como o controle de natalidade por meio da castração.
Jussara Fernandes também integrou diversos conselhos e presidiu a Comissão de Defesa dos Animais da OAB Sorocaba, participando de várias ações em prol dos animais, como campanhas de guarda responsável. Ao longo dessa trajetória, por volta de 2018, surgiu a discussão sobre a necessidade de serem implantadas políticas públicas efetivas em prol dos animais, o que exigia uma participação política dos ativistas da causa. A princípio, relutou em ser candidata, pois não se considerava política, mas acabou aceitando a missão.
Em 2020, candidatou-se a vereadora pela primeira vez, quando obteve 2.204 votos, sendo a quarta mulher mais votada em Sorocaba e ficando a apenas 200 votos de uma vaga na Câmara Municipal. Dois anos depois, nas eleições de 2022, foi candidata a deputada estadual. Nas eleições de 2024, voltou a disputar uma vaga no Legislativo sorocabano e foi eleita, tendo, entre suas principais bandeiras, “defender a vida em todas as suas formas”.
Em seu primeiro mandato como vereadora, Jussara Fernandes foi eleita presidente da Comissão de Bem-Estar e Proteção Animal e integra a Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude. Entre as principais bandeiras que defende está a criação de um canal exclusivo para denúncias de maus-tratos contra os animais, com o objetivo de garantir que não haja impunidade nos crimes contra os animais.