Ítalo Gabriel Moreira nasceu na cidade de São Paulo em 5 de agosto de 1991. É formado em Gestão Financeira e Ciências Contábeis pela Universidade Paulista e, desde 2009, reside em Sorocaba. Ainda jovem destacou-se por sua atuação cidadã. Em 2013, antes mesmo de ser vereador, apresentou sua primeira proposta de projeto de lei que previa a adoção de vouchers para creches. Também organizou grandes manifestações em Sorocaba contra a então presidente Dilma Rousseff, reunindo milhares de pessoas.
Como cidadão, fez diversos pedidos de investigação ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal. Em 2015, motivou a derrubada de uma lei que proibia o transporte por aplicativo em Sorocaba e, em 2017, junto com o advogado Lucas Gandolfe, derrubou judicialmente decreto municipal que inviabilizava o trabalho dos motoristas por aplicativo. Também contribuiu para a criação e estruturação da Associação Sorocabana de Motoristas de Aplicativos (Asmap).
Ao longo de sua trajetória como ativista de movimentos políticos e sociais, envolveu-se em diversos projetos comunitários, como o Projeto Vigilância Solidária, do qual foi tutor e criador de grupos para reduzir a criminalidade e melhorar a segurança pública. Também defendeu a mobilidade urbana, o livre mercado e a liberdade de expressão, sendo o primeiro cidadão a protocolar o projeto Escola Sem Partido na Câmara Municipal de Sorocaba, em 2015.
Em 2019, entrou com uma denúncia no Ministério Público sobre a redução do efetivo policial em Sorocaba, que resultou na abertura de um inquérito. No mesmo ano, entrou com ação contra a Escola Estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral, acusada de reprimir alunos contrários aos ideais socialistas. No mesmo ano, apresentou a proposta de um seguro anticorrupção por meio de projeto de lei no Legislativo sorocabano.
Em 2020, foi eleito vereador em Sorocaba com 2.866 votos. Em sua primeira semana de atuação parlamentar, apresentou 43 proposituras e abriu mão da verba de gabinete. Já no seu primeiro mandato, foi eleito presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias. Sua trajetória inclui diversas ações contra a taxa de iluminação pública, aumento salarial de vereadores, criação de cargos comissionados, e em favor de medidas anticorrupção e segurança pública.
Em 2024, foi reeleito com 10.292 votos, mais do que o triplo de sua primeira eleição, sendo o segundo mais votado. Na atual legislatura, foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e integra a Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda. Foi autor do “revogaço”, que eliminou normas obsoletas, e da Lei de Liberdade Econômica, sempre buscando combater a burocracia e facilitar a vida dos empreendedores.
A inovação tecnológica, inclusive no âmbito da educação, é uma de suas bandeiras, partindo de sua iniciativa a implementação da primeira sala de metaverso em uma escola pública no Brasil. Também se empenhou em defesa de cursos profissionalizantes, iniciativa que resultou na implantação da primeira escola de cursos gratuitos da Zona Norte com “Fablab” e “Hackerspace”. Na área da segurança, contribuiu para a implementação de projetos de videomonitoramento em várias regiões de Sorocaba.
Uma de suas bandeiras é a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba, tendo criado e presidido uma comissão especial com esse objetivo já em seu primeiro mandato. Nessa luta, conquistou mais de R$ 15 milhões em emendas parlamentares para projetos educacionais e de segurança, especialmente para o Curso de Manutenção de Aeronaves na Fatec Sorocaba. Também destinou emendas para saúde e infraestrutura, para compra de equipamentos médicos, construção de praças e iluminação de LED em várias regiões da cidade.
A luta contra a corrupção, a redução de impostos e o combate à ineficiência estatal, além da defesa do patrimônio histórico e cultural de Sorocaba, estão entre os compromissos de Ítalo Moreira, que contabiliza milhares de requerimentos, indicações e ofícios, solicitando melhorias para todas as regiões da cidade. Ao todo, foram cerca de mais de mil requerimentos, mais de 5.500 indicações e mais de 15 mil ofícios, além de ter destinado mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para diversas regiões de Sorocaba.
Ítalo Moreira é autor de dezenas de leis e emendas à Lei Orgânica do Município, versando, entre outros, sobre os seguintes temas: patrimônio cultural e histórico; Programa Bairro Empreendedor; práticas integrativas na saúde; tecnologias de informação; cidades inteligentes; arte urbana do grafite; canal unificado de remédios; economia criativa; telemedicina; segurança nas escolas; jovens empreendedores; lixo zero, regras para pista de skate; e reuso de retalhos de tecidos.