Luis Santos Pereira Filho é natural do Maranhão, onde nasceu no município de Santa Inês, em 4 de janeiro de 1956, numa família de nove irmãos. Pedagogo formado pela Universidade Paulista (Unip), é casado e pastor por vocação (não dirige igreja específica), tendo sido cofundador e presidente do Conselho de Pastores de Sorocaba por duas gestões, entre 1997 e 2000.
Na adolescência, quando estudava em São Luís, contraiu malária e reumatismo, ficando paralítico durante um ano, sem mobilidade do lado direito do corpo. Recusou-se a aposentar, argumentando com o pai: “Sou deficiente, mas não sou inválido”. Superou esse período de enfermidade somente aos 24 anos, quando decidiu tentar a sorte fora de sua terra natal. Tencionava radicar-se em Goiânia (GO), mas a convite de um amigo acabou indo para São Paulo, em 1980, onde morou durante 13 anos.
Na capital paulista, deu continuidade ao trabalho social que já havia iniciado no Maranhão, onde trabalhava inclusive em hospitais, cuidando de pacientes. Em função desse trabalho e do fato de ser oriundo de uma família de políticos (teve um irmão vereador, um tio vice-prefeito e sua mãe disputou eleições), foi convidado a se lançar vereador ainda no Maranhão e, depois, em São Paulo, mas optou por trabalhar na área teológica, ministrando aulas e palestras em cidades como Ribeirão Preto (SP), Volta Redonda (RJ), Tubarão (SC) e Pouso Alegre (MG).
Veio para Sorocaba em 1993, iniciando um trabalho social com pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, idosos e pessoas em dependência química. Foi presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Sorocaba (Feaso), de 1998 a 2000, e membro e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Também foi conselheiro por dois mandatos do Conselho Estadual de Assistência Social, na Capital, e participou durante 12 anos do Conselho Municipal de Saúde.
Em 2008, foi eleito vereador em Sorocaba pela primeira vez, tendo sido reeleito sucessivamente nos pleitos de 2012, 2016, 2020 e 2024, quando conquistou seu quinto mandato parlamentar pelo partido Republicanos. Como vereador, integrou a mesa diretora como vice-presidente e participou de importantes comissões da Casa, tendo sido presidente da Comissão de Justiça.
Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2022, na condição de presidente interino da Câmara Municipal, Luis Santos assumiu os compromissos oficiais da Prefeitura de Sorocaba, devido a viagens oficiais do prefeito Rodrigo Manga, do seu vice Fernando Martins e do então presidente do Legislativo, vereador Cláudio Sorocaba (PSD). No início de seu quinto mandato consecutivo, em 1º de janeiro de 2025, o vereador Luis Santos foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o biênio 2025/2026.
É autor de dezenas de leis sobre temas diversos, como direitos das pessoas com deficiência, estímulo à amamentação, segurança nas escolas, combate ao tabagismo, atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, contratação de jovens aprendizes, prevenção de queimadas, combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, valorização do patrimônio cultural, valorização da família, prevenção do câncer de pele, valorização da cultura cristã, entre outros.
O vereador e pastor Luis Santos tem, entre suas principais bandeiras, a defesa do terceiro setor, das pessoas com deficiência e dos valores cristãos, além da cultura, do turismo e do resgate da história de Sorocaba, com ênfase no tropeirismo. Como presidente da Câmara Municipal, a principal diretriz de seu mandato é o protagonismo do Legislativo sorocabano.