Izidio de Brito Correia nasceu num sítio de Coronel Goulart, distrito da cidade paulista de Álvares Machado (hoje com 27.255 habitantes), em 25 de fevereiro de 1961. É filho de Idalina de Brito Correia e Arsênio José Correia, que trabalhavam de meeiros. Mais velho numa família de mais três irmãos, desde cedo ajudou os pais na lavoura, mas nunca deixou de estudar. É casado com Kátia Cristina e pai de três filhos: Tiago, Maria Rosa e Otávio.

Em 1978, fez curso de torneiro mecânico no Senai de Presidente Prudente e, no ano seguinte, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como ajudante de manutenção e ferramenteiro. Em 1982, foi chamado para trabalhar como operador de máquina na empresa Metalac e mudou-se para Sorocaba, sendo logo promovido para preparador de máquina.

Em 1984, participou de sua primeira greve em defesa dos trabalhadores, e, em 1988, foi o mais votado para integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Em seguida, passou a fazer parte da comissão de fábrica.

Em 1992, Izídio passou a fazer parte da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e, em 1995, foi liberado da fábrica para se dedicar à entidade. Em 1998 foi eleito presidente do Sindicato – que representa mais de 48 mil trabalhadores – e, devido à sua inegável capacidade de liderança, reelegeu-se para o cargo por quatro vezes consecutivas, liderando diversas lutas e conquistas para a categoria dentro e fora das fábricas.

Uma dessas iniciativas no sindicato foi a criação do Banco de Alimentos, que nasceu na Campanha Natal sem Fome, em 2004, recebendo alimentos para serem distribuídos a famílias carentes. O projeto começou com 15 toneladas de alimentos e, hoje, contabiliza cerca de 100 toneladas de alimentos por mês. Izídio de Brito também atuou junto ao Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), que estimula a atuação de cooperativas de trabalhadores, como a dos catadores da coleta seletiva.

Em 2008, Izídio de Brito disputou pela primeira vez um cargo político e foi eleito vereador em Sorocaba, abrindo mão da presidência do sindicato para dedicar-se ao mandato parlamentar. Em 2012, foi reeleito. Em seus dois mandatos, empenhou-se na fiscalização dos serviços e recursos públicos e na luta por mais creches, além de trabalhar pela inclusão dos catadores de materiais recicláveis. Destacou-se também na defesa da saúde pública, como presidente da Comissão de Saúde e conduzindo uma CPI na área.

Nas duas eleições seguintes, Izídio de Brito ficou como suplente de vereador e voltou a trabalhar no chão de fábrica da empresa Metalac, dando continuidade à luta sindical e integrando a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, como secretário executivo. Continuou atuante e, além do trabalho realizado no sindicato, integrou os conselhos de saúde e educação e participou dos debates e ações nessas áreas, inclusive participando de várias audiências públicas na Câmara Municipal.

Em 2024, Izídio de Brito foi eleito vereador novamente, com 4.735 votos, atribuindo esse resultado ao trabalho que continuou realizando fora do Legislativo. Entre as bandeiras de seu novo mandato, estão a efetivação de um centro de atendimento integral para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, a contratação de mais profissionais para a rede de saúde e a casa de acolhimento para a população LGBTQIA. Também integra as comissões de Ciência e Tecnologia, Segurança Pública e Ética e Decoro Parlamentar.

Izídio de Brito é autor de várias leis, versando sobre os seguintes temas: prevenção de doenças renais; regra sobre bomba de abastecimento de veículos; Projeto “Calçada Limpa”; coleta e reciclagem de óleo e gordura; divulgação compulsória dos casos de dengue; iluminação pública; presença de “doulas” durante o parto; luta contra medicalização da educação e da sociedade; funcionamento de casas noturnas; valorização de categorias como metalúrgicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais; folia de reis; e utilidade pública do Fórum Evangélico de Sorocaba e Região.

 
MANDATOS
19ª Legislatura 01/01/2025 a 31/12/2028
Participação em Comissões

Cargo: Membro (01/01/2025 a 31/12/2026)

Comissão Permanente: COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 1ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2025 a 31/12/2026)

Comissão Permanente: COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA - 1ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2025 a 31/12/2026)

Comissão Permanente: COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR - 1ª Formação