Henri José Arida é natural de Sorocaba, onde nasceu em 14 de setembro de 1978. É casado e representante do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica, tendo atuado no Ministério de Fé e Política. Na eleição de 2024, foi eleito vereador pelo MDB, para seu primeiro mandato, com 3.844 votos.
Cresceu no bairro Trujillo, depois se mudou para a Vila Lucy, próximo a Igreja São José do Serrado, onde iniciou sua caminhada na Igreja Católica. Foi seminarista com o objetivo de ser padre. Cursou filosofia na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, e trabalhou no santuário com o padre Marcelo Rossi, em 1999.
Após três anos no curso de teologia, deixou o seminário e se casou, mas manteve forte atuação na Igreja e junto à comunidade cristã, bem como no trabalho social. Considera que a Igreja Católica é fundamental para a civilização e cita como exemplo as universidades, que foram formadas pela Igreja. Também destaca que a Igreja Católica é maior instituição caritativa do mundo.
Henri Arida ressalta que não representa extremos ideológicos e acredita nos valores humanos e na democracia. Pretende desenvolver um mandato participativo, voltado para os jovens, e combater a “cristofobia”. Afirma que seu papel é construir, buscando fazer o melhor para Sorocaba. Entre as propostas voltadas para os jovens, defende a isenção de impostos para empresas que fomentarem a criação de vagas de emprego para a juventude.
Henry Arida já trabalhou na Câmara Municipal de Sorocaba, como assessor parlamentar do então vereador Anselmo Neto e também atuou no âmbito da administração municipal, na Secretaria de Relações Institucionais e, mais recentemente, no Fundo Social de Solidariedade.
Em seu primeiro mandato como vereador, Henri Arida foi eleito presidente da Comissão de Cidadania e Defesa do Consumidor e é membro da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.