Raul Marcelo de Souza é paulista de São Pedro do Turvo (hoje com 7.217 habitantes), onde nasceu em 31 de maio de 1979. Casado com a advogada e professora universitária Elisa Rosa, é pai de três filhos (Raul Marcelo Junior, Ítalo e Nina). Foi professor da rede pública estadual, vereador por dois mandatos em Sorocaba e deputado estadual por três vezes. Exerce a advocacia e, nas eleições de 2024, foi eleito vereador em Sorocaba com 8.377 votos pelo PSOL. Integra a Comissão dos Direitos da Comunidade Negra e a Comissão de Turismo.

Começou a participar da política na Igreja Católica em Sorocaba, integrando o grupo de jovens JOC (Juventude Operária Católica). Também militou no movimento estudantil e foi integrante do Diretório Acadêmico da Fatec e presidente do Centro Acadêmico de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso). Quando deputado, foi escolhido pelas universidades públicas de São Paulo para apresentar o Plano Estadual da Educação da sociedade civil.

Em sua trajetória parlamentar, tanto no Legislativo municipal quanto no estadual, notabilizou-se pela fiscalização e combate à corrupção. Como deputado estadual, trouxe recursos para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer. Exemplo disso foram as duas verbas direcionadas à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba: uma para retomar o tratamento de câncer, outra para reformar totalmente o telhado do hospital, totalizando R$ 2 milhões.

Raul Marcelo é autor de importantes leis municipais e estaduais. Nos dois primeiros mandatos na Câmara de Sorocaba, foi autor de leis sobre os seguintes temas: Dia Nacional da Consciência Negra em Sorocaba celebrado como feriado municipal em 20 de novembro; doenças ocupacionais; cursos profissionalizantes; inclusão digital; direitos humanos; valorização do movimento hip hop; e transparência na execução de obras públicas.

Raul Marcelo também é autor da Lei Estadual nº 13.748, de 8 de outubro de 2009, que determina aos clubes de futebol que assegurem matrícula em instituição de ensino aos jogadores menores de 18 anos a eles vinculados. O descumprimento da norma prevê a aplicação de penalidades aos clubes, que vão de multa a impedimento de participação em torneios e competições oficiais. O objetivo da lei é garantir o futuro dos atletas após o fim de sua carreira no esporte.

 
MANDATOS
19ª Legislatura 01/01/2025 a 31/12/2028
Participação em Comissões

Cargo: Membro (01/01/2025 a 31/12/2026)

Comissão Permanente: COMISSÃO DOS DIREITOS DA COMUNIDADE NEGRA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - 1ª Formação

Cargo: Membro (01/01/2025 a 31/12/2026)

Comissão Permanente: COMISSÃO DE TURISMO - 1ª Formação