LEI
Nº 3.953, de 2 de julho de 1992.
Dispõe sobre a criação do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do
Município de Sorocaba Alfa-Vida.
A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica criado no Município de Sorocaba o Projeto de Alfabetização de
Jovens e Adultos - Alfa-Vida, com estrutura, duração e regime escolar que se
ajustem às suas finalidades próprias e ao tipo especial de aluno a que se
destina.
Parágrafo único - Faz parte integrante desta Lei o planejamento de
desenvolvimento do projeto, inclusive seus parâmetros de avaliação e
desenvolvimento posterior, constantes do Anexo I.
Artigo 2º - O Projeto ora criado poderá manter classes em bairros
diferentes e distantes para alcançar o maior número possível de alunos.
Artigo 3º - Mediante levantamento das necessidades, existência de local e
disponibilidade financeira, poderão ser instaladas classes, através de Decreto
do Executivo, ficando inicialmente criadas por esta Lei 50 (cinqüenta) classes
do projeto.
Artigo 4º - Ficam instituídas por esta Lei as Funções Públicas de Professor do
Projeto Alfa-Vida e Supervisor do Projeto Alfa-Vida, constantes do Anexo II
desta Lei, contendo atribuições básicas, quantidades, salário-base e jornada
das mesmas, conforme artigo 9º inciso III da Lei nº 3.801, de 02/12/91.
Parágrafo único - Para cada grupo de, no mínimo, 10 (dez) classes em
funcionamento haverá um Supervisor do Projeto Alfa-Vida.
Artigo 5º - A admissão do empregado público para o exercício das Funções
Públicas de Professor do Projeto Alfa-Vida e Supervisor do Projeto Alfa-Vida
ocorrerá sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho pelo prazo de, no
máximo, 2 (dois) anos.
Artigo 6º - A contratação para a Função Pública de Professor do Projeto
Alfa-Vida será efetuada mediante processo seletivo público e, para a Função
Pública de Supervisor do Projeto Alfa-Vida, mediante processo seletivo interno
entre os docentes do Projeto.
Parágrafo único - Os atuais componentes do Projeto que desempenham as funções
do "caput" estão dispensados do respectivo processo seletivo.
Artigo 7º - As despesas com a execução desta Lei correrão por conta das dotações
orçamentárias próprias.
Artigo 8º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as
disposições em contrário.
Palácio dos Tropeiros, em 2 de julho de 1992, 339º da fundação de Sorocaba.
ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO
Prefeito Municipal
Clineu Ferreira
Secretário dos Negócios Jurídicos
Leuvijildo Gonzales Filho
Secretário de Governo
Célia Maria Vieira de Andrade Nardi
Secretária da Educação e Cultura
Publicada na Divisão de Comunicação e Arquivo, na data supra.
João Dias de Souza Filho
Chefe da Divisão de Comunicação e Arquivo
ANEXO I
PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ALFA-VIDA 1
JUSTIFICATIVA " A alfabetização bem sedimentada contribui para alertar
as conciências. É um processo histórico de releitura da vida da comunidade
local e nacional. Permite aos neo-alfabetizados exprimirem-se, permutarem entre
si, descobrirem uma pedagogia da comunicação e construirem sua própria
história". (J. Madjri) " Todos os homens são seres ontologicamente
iguais, finitos, inacabados, capazes de conhecer crítica autêntica em situação,
sofrendoportanto, os condicionamentos da realidade, mas sendo capazes de
transformá-la porque são seres históricos. O mundo é transformado pela açãodos
homens; é, portanto, um mundo "em aberto", inacabado, podendo sempre
apresentar-se como realidade libertadora, neste caso, construido pelacomunhão
da reflexão e da ação de todos".(Paulo freire) " O povo não tem
apenas o direito à educação mas também o dever de aprender cada vez mais. O
povo deve viver em uma escola permanente:deve ser professor e aluno nessa
escola, e torna-se dia após dia mais sábio e conciente de que tem ainda muito a
aprender". (Antonio Faundez) " A educação ou é alienante e
domesticadora ou processo de libertação do homem". (Paulo freire) O artigo
60 das disposições transitórias da Constituição diz que o Poder Público
"desenvolverá esforços" para eliminar o analfabetismo. Embora seja
uma determinação constitucional, é necessária a vontade política para se obter
sucesso. A UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e
Cultura) declarou 1990 o Ano Internacional da Alfabetização (AIA/90). O
objetivo é promover o ensino básico e erradicar o analfabetismo até o ano 2000.
A campanha da UNESCO foi lançada simultaneamente em 16 paíse, entre eles
França, Quênia, Japão e Nepal. Os últimos dados do IBGE mostraram que 20% da
população brasileira com mais de 15 anos é analfabeta, o que representa mais de
20 milhões de jovens e adutos. Se considerarmos as pessoas que aprenderam a
manejar a leitura e a escrita mas não a utilizam em sua vida cotidiana, esse
número deve dobrar. A ausência de estatísticas não permite ainda avaliar
precisamente o índice de analfabetismo em Sorocaba. A intenção não é dar
diploma a ninguém. Trata-se de atacar um problema de natureza social, pois a
criação de um estado democrático necessita de formação integral do povo.
ANEXO I
PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ALFA-VIDA O investimento em
alfabetização de adultos deve combater um velho estereótipo, segundo o qual
quem não sabe ler escrever é ignorante, e ainda, culpado. Um dos fracassos dos
programa de alfabetização em massa, como o Mobral. é o uso de métodos adequados
para crianças, onde não se leva em conta a vivência dos indivíduos. A
erradiação do analfabetismo compreende também mudanças fundamentais de
estrutura que permitam a criação das bases desta sociedade realmente nova, na
qual os esforços da coletividade serão concebidos em função dos interesses de
cada um de seus membros. Os que participarem da alfabetização de adultos
aprenderão a proceder a uma leitura crítica e consciente da realidade em que
vivem, do ponto de vista político, econômico e social. É um trabalho
simultaneamente pedagógico e político.
2 - OBJETIVOS
2.1 Conscientização: Trata-se de uma prática ativa e criadora, a nível tanto
da leitura quanto da escrita. As palavras geradoras, do ponto de vista
político-pedagógico, estão ligadas diretamente a temas da realidade
sócio-cultural e essencialmente política dos alunos, o que lhes permite a
passagem através de discussões coletivas, dos conhecimentos empíricos a um novo
tipo de conhecimento, crítico e mais profundo, de sua realidade cotidiana. 2.2
Relacionamento: Uma relação diferente entre professor e aluno. As relações
devem ser fundadas em novos valores e não na hierarquia. Professor e aluno
constituem um conjunto inter-cambiável para ascender a um saber superior, no
qual o conhecimento "empírico" do povo e o conhecimento científico se
enriquecem mutuamente.
2.3 Realização: Uma educação para a ação, revelando a realidade completa do
dia-dia. Uma realidade histórica, uma concepção de alfabetização como processo
político-educativo, onde a aprendizagem da técnica da leitura e da escrita, que
permite a "leitura da realidade" não constitua senão uma das etapas a
serem transpostas. Assim sendo, a alfabetização não é senão uma das atividades
da educação de adultos, e deve ocorrer no exato momento em que for percebido
pelo indivíduo como necessidade real. Não devemos privilegiar a expressão
cultural escrita em detrimento da expressão oral. É indespensável comparar e
permitir o crescimento das duas manifestações.
ANEXO I - PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ALFA-VIDA
2.4 Valorização: Garantir a todos os jovens e adultos o acesso ao saber
sistematizado e universal de maneira crítica e transformadora, onde o diálogo
seja fundamental. Desta forma, sentindo que a educação é um ato de conhecimento
para alunos e professores, relacionando as experiências de ambos com o saber
sistematizado universal haverá a valorização natural do indivíduo que o levará
a refazer a sua visão e a sua postura diante do mundo. 2.5 Implantação:
Estender o Projeto Alfa-Vida a vários bairros da cidade, após um levantamento
das necessidades nesse aspécto.
3. METODOLOGIA O método escolhido para o projeto Alfa-Vida é o global
analítico-silábico, que parte das palavras para suas unidades - as sílabas,
combinando as propostas do Prof. Paulo Freire: palavras geradoras, codificação,
decodificação. Palavra geradora é aquela que, ao ser decomposta em sílabas
possibilita, pela combinação das mesmas, a criação de outras palavras, e,
ainda, a análise e descrição crítica da realidade social em que essa palavra é
utilizada. O material deve, portanto, ser elaborado a partir da realidade
social, política e econômica do povo a ser alfabetizado. A preparação do
material didático já é uma fase do processo de alfabetização.
4. AVALIAÇÃO A avaliação do processo não deve ser feita considerando-se
apenas os resultados linguísticos ou relativos aos conhecimentos teóricos, mas
sobretudo avaliando os processos obtidos na vida cotidiana da comunidade
inserida no processo. Outros referenciais para a avaliação são a participação,
a frequência e o desempenho nos trabalhos de grupo.
5. RECURSOS HUMANOS Os professores do Projeto Alfa-Vida passarão por
treinamento sistemático, visando a discutir questões relacionadas à
alfabetização, buscando saídas para os seus problemas, assim como preparação
para uma participação efetiva em encontros e seminários. Além dos professores,
o projeto envolve outros recursos humanos, a saber: Um Coordenador Geral,
encarregado de Planejar, Supervisionar e avaliar Projeto, reformulando-o sempre
que isso objetive a eficiência dos processos educativos utilizados.
Supervisores do Projeto cuidando de reunir sistematicamente os professores para
discutirem e repensarem as práticas adotadas, procurando aperfeiçoar o trabalho
diário. A proporção deve ser de um supervisor para cada grupo de, no mínimo,
dez classes em funcionamento.
6. NÚCLEOS A SEREM ATENDIDOS - PEMSO 01 - PEMSO 35 - PEMSO 12 - PEMSO 39 -
PEMSO 13 - PEMSO 42 - PEMSO 14 - PEMSO 45 - PEMSO 17 - PEMSO 50 - PEMSO 22 -
SESI 126 - PEMSO 23 - SERP Chacrinha (Rua Peru, 425) - PEMSO 26 - AJAR (Largo
Monte Castelo, 103) - PEMSO 28 - EEPG "Prof. Altamir Gonçalves" -
PEMSO 29 - EEPG "Prof. José Quevedo" - PEMSO 30 - EEPG "Profª.
Elza Salvestro" - PEMSO 34 - EEPG "Humberto de Campos"
7. RECURSOS FINANCEIROS ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO ORÇAMENTÁRIO Pessoal Civil 1002
3111 0842 188 2008 Obrigações Patronais 1002 3113 0842 188 2008 Material de
Consumo 1002 3120 0842 188 2008 Outros Serviços e Encargos 1002 3132 0842 188
2008 Equipamentos e Material Permanente 1002 4120 0842 188 1002
ANEXO II - PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFA-VIDA
Denominação da Função Pública: Professor do Projeto Alfa-Vida Atribuições:
Descrição Sintética Ministrar aulas no Projeto de Alfabetização de Jovens e
Adultos, servindo de mediador entre o aluno e a escrita, criando as condições
necessárias para o uso da escrita, a fim de levar o aluno à compreensão da
estrutura da linguagem. Como professor polivalente, transmite os conteúdos
pertinentes ao ensino de 1º grau de forma integrada. Através de integração com
outros colegas, o professor e com os objetos do conhecimento, num clima de
liberdade, diálogo e cooperação leva os alunos a se constituírem sujeitos de
sua própria história e da história da comunidade. Tarefas Principais
1. Observar, selecionar, planejar, executar e avaliar as condições de
ensino, facilitando e estimulando o desempenho do aluno.
2. Elaborar seu plano de trabalho, selecionando conteúdos e valendo-se de
estratégias instrucionais adequadas que levem o aluno a construir o seu
conhecimento, a partir de sua interação com outros alunos, com os professores e
com o ambiente que o rodeia.
3. Selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado,
valendo-se das próprias aptidões ou consultando manuais de instrução ou
orientação pedagógica.
4. Elaborar e aplicar exercícios práticos complementares, bem como provas ou
outras formas de verificação da aprendizagem e conduzir o seu trabalho no
sentido dos objetivos estabelecidos.
5. Desempenhar tarefas administrativas diretamente ligadas à docência,
mentendo atualizados os registros e organizando a rotina diária.
6. Cumprir as determinações da Administração Superior e as disposições
legais pertinentes.
7. Executar tarefas afins.
Requisito: Habilitação específica de 2º grau para o magistério.
Quantidade: 50 (cinquenta) Sálario-base (base mai/92): Cr$ 433.497,00
Jornada Semanal: 20 horas aula e 4 horas atividade.
ANEXO II - PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFA-VIDA
Denominação da Função Pública: Supervisor do Projeto Alfa-Vida Descrição
Sintética Coordenar as atividades dos Professores das classes do Projeto de
Alfabetização de Jovens e Adultos Alfa-Vida, sob sua responsabilidade,
promovendo reuniões semanais destinadas discutir repensar e reprogramar as
práticas adotadas, corrigindo, acrescentando e aperfeiçoando o trabalho diário.
Elaborar com os professores oa planos e programas estabelecendo diretrizes
gerais e específicas que levem a uma ação pedagógica cujas metas sejam a
autonomia, a cooperação e a conciência política (participação) do educando.
Tarefas Principais
1. Planejar em conjunto com os professores sob sua responsabilidade o
processo ensino-aprendizagem, traçando metas, escolhendo estratégias adequadas
ao desenvolvimento do aluno.
2. Elaborar com os professores os planos e programas estabelecendo
diretrizes gerais e específicas que levem a uma ação pedagógica cujas metas
sejam a autonomia, a cooperação e a consciência política (participação) do
educando.
3. Orientar o corpo docente no desenvolvimento de suas potencialidades
proficionais, assessorando-o técnica e pedagógicamente, visando assegurar a
eficiência e eficácia do desempenho do mesmo.
4. Promover atividades de aperfeiçoamento e atualização dos professores.
5. Avaliar os resultados do ensino e propor reformulações quando for o caso.
Requisito: Curso superior de Pedagogia, representado por Licenciatura Plena,
com habilidade específica em Supervisão Escolar.
Quantidade: 5 (cinco)
Salário-base (base mai/92): Cr$ 1.122.486,20
Jornada Semanal: 40 horas.