LEI Nº 13.180, DE 10 DE ABRIL DE 2025.

 

Declara de Utilidade Pública o “Instituto Terra Viva” e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 178/2024 – autoria do Vereador João Donizeti Silvestre.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica declarado de Utilidade Pública, de conformidade com a Lei nº 11.093, de 6 de maio de 2015, alterada pela Lei nº 11.327, de 23 de maio de 2016, o “Instituto Terra Viva”.

 

Art. 2º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.

 

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 10 de abril de 2025, 370º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

BRUNO SANTANA

Secretário de Desenvolvimento Econômico

ALFEU MALAVAZZI NETO

Secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANA CAROLINA GOMES DOS SANTOS

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 11.04.2025

 

JUSTIFICATIVA: 

 

A agricultura familiar é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades de terra nas quais mais da metade da mão de obra é formada por membros de um mesmo grupo familiar. Essa família é a responsável pela gestão do estabelecimento familiar e, além disso, parte de sua renda advém das atividades ali desenvolvidas.

No Brasil e no mundo, a agricultura familiar responde pela maior parcela da produção de alimentos, como verduras, frutas, ovos e leites, por isso ela se torna uma atividade de grande importância para os circuitos locais da economia.

A agricultura familiar representa quase 80% de todos os estabelecimentos rurais no Brasil, abastecendo o mercado interno. Essa atividade é desempenhada em harmonia com os recursos naturais, principalmente o solo, tornando-a importante para o avanço da sustentabilidade ambiental no campo.

E partindo desta importante temática, o Instituto Terra Viva, transforma a realidade de centenas de famílias em nossa cidade, bem como fomenta nossa economia, e torna sustentável a vida de nossa comunidade. 

O instituto Terra Viva, desde o ano de 2023, produziu mais de 360 toneladas de alimentos orgânicos. Foram mais de 50 famílias que passaram por formação na região sobre a temática da agricultura. São mais de 25 famílias com certificação orgânica de agricultores, e atualmente são mais de 15 famílias em processo de certificação. 

O Instituto facilita a abertura de mercado atacado e varejo, no campo da agricultura, além de prestar assistência técnica para as famílias agricultoras, presta auxílio de logística de alimentos, além de inúmeras formações com certificados, as quais proporcionam uma nova vida não apenas para as famílias que atuam neste campo, como muda e transforma nossa sociedade para buscar uma alimentação e uma vida consciente e sustentável. 

Por todos os motivos apresentados, buscamos a aprovação de todos os Nobre Membros desta Casa de Leis, para que seja concedido a Declaração de Utilidade Pública ao Instituto Terra Viva.