LEI Nº 13.005, DE 9 DE MAIO DE 2024.

 

Dispõe sobre denominação de "Fernando Costa Gama" a um logradouro público e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 114/2024, do Edil Cristiano Anunciação dos Passos

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominada "Fernando Costa Gama" a Pista de Skate localizada na Praça, entre as ruas Quinzinho de Moraes e a Rua Ramona Penha Bilbau, no Bairro Aparecidinha, nesta cidade.

 

Art. 2º A placa indicativa conterá além do nome, a expressão: "Cidadão Emérito". 

 

Art. 3º As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 9 de maio de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

RODRIGO CARVALHO ALMEIDA

Secretário de Esporte e Qualidade de Vida

Interino

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANDRESSA DE BRITO WASEM

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 14.05.2024.

 

JUSTIFICATIVA:

             

Filho de portugueses, Fernando Costa Gama nasceu no dia 22 de abril de 1970 na cidade de Luanda – Angola. Imigrou para o Brasil junto com a família aos 5 anos de idade, se estabeleceram em Sorocaba onde seu pai encontrou emprego em uma fábrica de cimento, passou sua infância no bairro Nova Sorocaba onde sua família fez residência e iniciou uma mercearia / açougue onde trabalhou desde cedo ajudando seus pais.

Aos 16 anos conheceu Tânia, sua futura esposa, na escola Jordina Amaral Arruda onde ambos estudavam. Em 1989 Fernando e Tânia decidiram se casar, nesse momento enfrentaram grande resistência por parte da família de Fernando que era contra essa união, deixando claro que se escolhesse ficar com Tânia não poderia mais continuar morando na casa de seus pais. Sem pensar duas vezes, Fernando, escolheu o amor de Tânia e para continuar com seus planos de casamento entrou na justiça para poder se casar sem o consentimento de seus pais. E assim em 23 de setembro de 1989 se casou com Tânia e iniciou sua família.

No mesmo ano de 1989, nasceu a primeira filha do casal, Amanda. Nesse período trabalhava como conferente na Sorocaba Refrescos e assim sustentava sua família ainda morando na casa dos sogros. Para conquistar sua casa própria aceitou um segundo emprego como açougueiro em um comércio local mantendo-se em dois empregos pelos próximos 3 anos, conseguindo assim deixar a casa dos sogros, primeiro para uma casa alugada na Vila Melges em Sorocaba e finalmente para sua casa própria no bairro Júlio de Mesquita Filho em Sorocaba em 1993. Junto com a mudança de bairro veio uma mudança de trabalho, ele passou a trabalhar como entregador de jornais primeiro no bairro usando uma bicicleta e pouco tempo depois comprou uma moto e ampliou sua área de atuação. Junto com essa conquista veio também o nascimento da sua segunda filha Gabriele.

Após três anos trabalhando como entregador usando moto, ele adquiriu um carro para ampliar seu raio de atuação e passou a realizar a distribuição de jornais pelas cidades da região de Sorocaba, assim passo a passo melhorando a vida de sua família. Em 1997 nasce o terceiro filho do casal, Patrick e, em 1998 Nicolas o quarto e último filho do casal veio ao mundo.

Nesse período Fernando, atuava na distribuição de jornais nas cidades de Votorantim, Piedade, Salto de Pirapora, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. E mais tarde agregou também outras cidades ao seu itinerário. Mantendo-se assim pelos próximos anos.  Já nos anos de 2010, com a queda nas vendas de jornais, ele passou também a realizar entregas de compras online nas cidades em que ele fazia a distribuição de jornal, conseguindo assim se adaptar as mudanças que seu negócio enfrentava e mantendo-se no mercado.

No ano de 2020, com suas filhas já casadas e os outros dois bem encaminhados ele começou a planejar sua merecida aposentadoria, como sempre gostou de passar os momentos de lazer com a família em meio à natureza e com boa comida, principalmente um churrasco (sua marca registrada). Veio a ideia de comprar um sítio, sonho que realizou ao comprar um em São Miguel Arcanjo, um lugar onde poderia unir todas suas paixões esposa, filhos, natureza e agora seus recém-nascidos netos, Theo filho de Gabriele e Ísis filha de Amanda.

Infelizmente ele pode aproveitar seu sonho por apenas dois anos, pois em 3 de junho de 2022 ele desapareceu enquanto fazia seu itinerário de entregas na cidade de Capão Bonito. Após 6 dias de buscas incessantes realizadas por sua família, amigos, companheiros de trabalho, (atestando quão bem-visto ele era por aqueles o conheciam) e pela polícia. Porém no dia 8 de junho veio a notícia que ninguém queria, Fernando foi encontrado sem vida em seu carro resultado de um trágico acidente de carro.

Fernando deixou um legado de amor por sua família, de como é possível prosperar e atingir seus objetivos com perseverança e trabalho honesto. E este exemplo continuará vivo através de seus filhos, netos e amigos que jamais se esquecerão de seu amor, dedicação, companheirismo, altruísmo e fé.