LEI Nº 12.987, DE 2 DE ABRIL DE 2024.

 

Dispõe sobre denominação de "Ivone Rodrigues Girotto" a uma escola municipal e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 48/2024, do Executivo

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominada "Ivone Rodrigues Girotto" a escola municipal, localizada na Rua Roque Nunes, no parque São Bento, nesta cidade.

 

Art. 2º As placas indicativas conterão, além do nome, a expressão: "Cidadã Emérita 1941-2022".

 

Art. 3º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 2 de abril de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGEA

Secretária de Governo

LUCIANA MENDES DA FONSECA

Secretária de Administração

CLAYTON CESAR MARCIEL LUSTOSA

Secretário da Educação

interino

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

FÁBIO RENATO QUEIROZ LIMA

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

em substituição

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 05.04.2024.

 

JUSTIFICATIVA:

SEJ-DCDAO-PL-EX- 03/2024

Processo 4.151/2023

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o presente Projeto de Lei que dispõe sobre denominação de "Ivone Rodrigues Girotto" a uma escola municipal e dá outras providências.

Sra. Ivone Rodrigues Girotto nasceu em Sorocaba no dia 4 de novembro de 1941. Filha de João Rodrigues Gasque e Irene Rodrigues Pistilli, desde muito nova aprendeu o valor do trabalho e da dedicação à família, sendo a mais velha de 10 (dez) irmãos. De uma família ítalo-hispânica, a homenageada nasceu no Bairro da Vila Hortência, cresceu na Vila Haro e seu primeiro emprego foi como tecelã na histórica fábrica de tecidos Barbero.

Quando se casou, aos 19 (dezenove) anos, mudou-se para o Bairro Barcelona, onde com seu amado marido, João Girotto, decidiu empreender e abrir uma pequena loja de materiais para construção chamada Barcelona — Materiais para Construção, que mais tarde veio a se tornar uma rede de lojas por Sorocaba e região.

Após o feliz casamento, nasceram 4 (quatro) filhas: Vânia Cristina Girotto, Rosemari Girotto, Roselaine Girotto e Geane Girotto. A família completou-se com 6 (seis) netos e 1 (uma) bisneta.

Exemplo de vida, Ivone foi a grande matriarca da família Girotto. Um pilar direcionador que criou e educou suas filhas para o bem e sempre se esforçou para dar o melhor às suas meninas.

Quando se tornou avó, fez questão de sempre estar presente e participar da educação de seus netos. Foi uma avó dedicada, que transbordava amor, maturidade, calma e bom-humor.

Ivone foi um exemplo de dignidade. Ela viveu com simplicidade, carisma e felicidade. Seu falecimento em 25 de fevereiro de 2022, deixou um vazio no coração de todos que a conheciam, mas suas lembranças e seu legado de amor e solidariedade continuarão vivos para sempre.

Por todas as razões aqui expostas, entendo estar devidamente justificado o presente Projeto de Lei e conto com o costumeiro apoio de Vossa Excelência e D. Pares no sentido de transformá-lo em Lei, solicitando ainda que sua apreciação se dê em REGIME DE URGÊNCIA na forma disposta Lei Orgânica do Município.