LEI Nº 12.975, DE 7 DE MARÇO DE 2024.

 

Dispõe sobre a denominação de “Isabel Crespo Wey” ao Prédio da Escola Municipal localizado na Avenida Holingsworth, Bairro do Iporanga II.

 

Projeto de Lei nº 26/2023, do Edil João Donizeti Silvestre

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominado de “Isabel Crespo Wey” o Prédio da Escola Municipal localizado na Avenida Holingsworth, Bairro do Iporanga II.

 

Art. 2º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 7 de março de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGEA

Secretária de Governo

GLAUCO ENRICO BERNARDES FOGAÇA

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

FÁBIO RENATO QUEIROZ LIMA

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

em substituição

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 07.03.2024.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Isabel Crespo Wey, nascida em 17 dezembro de 1925 em Sorocaba, filha de João Crespo Lopes e Martina Ruiz Andres, primogênita de 04 filhas (Isabel, Rudecinda, Lenita e Martina).

Cursou o ensino primário no Colégio Santa Escolástica com brilhantismo, sendo uma das alunas que mais se destacou, principalmente por sua facilidade no aprendizado. Posteriormente cursou o ensino ginasial no Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, também com grande destaque por suas notas sempre acima da média escolar.

Optou por cursar o ensino normal na Escola Normal Municipal Dr. Getúlio Vargas, formando-se no ano de 1944 com louvor.

Prestou concurso estadual para escolha de local de trabalho, classificando-se em terceiro lugar entre todas as candidatas do estado de São Paulo, o que possibilitou que escolhesse o Colégio Industrial Cel. Fernando Prestes, atual Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza.

Lecionou no Colégio Industrial Cel. Fernando Prestes a Disciplina de Ciências por 36 anos, formando um cem número de alunos, marcando seus anos de professora pela proximidade com seus alunos e por seus conselhos, sempre oportunos e pertinentes, lembrada sempre com muito carinho e consideração por seus inúmeros educandos. Uma verdadeira educadora que se sentia plena em uma sala de aula, transferindo conhecimento, respeito, dignidade e acima de tudo valores morais.

Durante o curso na Escola Normal, conheceu Otto Wey Netto com quem veio a se casar em 03 de julho de 1.948.

Dessa união nasceram 04 filhos. Afonso Celso Wey – jornalista, João Carlos Wey – médico, Marina Wey – médica e Marta Wey Vieira – médica.

Teve uma vida social extremamente profícua, sendo a primeira presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul da Loja Maçônica Perseverança III. Também foi uma das fundadoras da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

Seu grande amor, além do professorado era a culinária, arte na qual exerceu grande domínio, atuando de forma ativa na realização do livro “Receba Bem”, em benefício da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

Realizou inúmeros cursos de culinária, formando diversas novas mestre cucas na cidade.

Foi proprietária da Rotisserie e do Restaurante “La Campagnola”, bem como do Restaurante “Pizza Grill”. Trabalhou intensamente em eventos beneficentes como o restaurante da Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba (FAPIS), jantares em benefício do Lar Escola Monteiro Lobato, eventos de caridade para os Natais das entidades beneficentes de Sorocaba, e muitos outros eventos de caridade para os mais carentes de nossa Sorocaba.

Faleceu no dia 07 de junho de 2012, deixando 04 filhos, 07 netos e 07 bisnetos.

Isabel Crespo Wey era uma mulher à frente de seu tempo, ela fez valer o valor das mulheres, não somente pela defesa das causas feministas, como pelas causas sociais, numa época em que essas posturas eram raras

Diante de todo o exposto, solicitamos a denominação do prédio da futura Escola Municipal, localizado na Holingsworth, no Bairro do Iporanga II, como "Escola Municipal Isabel Crespo Wey".