DECRETO LEGISLATIVO Nº 2.199, DE 20 DE MARÇO DE 2024.

 

Dispõe sobre a concessão de Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro) ao lutador de boxe “Juliano Ilário Ramos” e dá outras providências.

 

PDL Nº 16/2024, DO EDIL DYLAN ROBERTO VIANA DANTAS

 

O Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, decreta:

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta:

 

Art. 1º  Fica concedida a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” (Campineiro) ao lutador de boxe  “Juliano Ilário Ramos”, pelos relevantes serviços na área do esporte prestados a Sorocaba.

 

Art. 2º As despesas decorrentes da aprovação deste Decreto Legislativo correrão à conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE SOROCABA, 20 de março de 2024.

 

GERVINO CLÁUDIO GONÇALVES

Presidente

Publicada na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Sorocaba, na data supra.

LUCAS DALMAZO DOMINGUES

Secretário Legislativo em exercício

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 21.03.2024.

 

JUSTIFICATIVA:

 

 

Juliano Ilário Ramos, nascido em Presidente Bernardes, interior

de SP, em 02/11/79, é pai de Miguel Henrique Campos Ramos e Bianca Campos Ramos e chegou em Sorocaba/SP em 1986.

Em 1992, Fábio Abelha (apelido) inaugurou uma academia de Full Contact. Inicialmente receoso, Juliano iniciou os treinos e se destacou em combates de karatê e kickboxing. Após três meses, a academia fechou, mas a paixão pelo Full Contact persistiu. Ele matriculou-se na academia Shobu Ryu e passou a treinar com Waldir Fernandes, mestre Pedro Gataz, e o professor Celinho, além de muitos outros amigos, incluindo renomados mestres.

Em 1996, ainda treinando na academia Shobu Ryu, Lucas França, ex-boxeador profissional, começou a dar aulas de boxe. Juntos, formaram a primeira equipe de boxe sob a liderança de Juliano, conquistando medalhas nos Jogos Abertos do Interior de Bragança Paulista. Nos anos de 1999 e 2000, Juliano tornou-se bicampeão brasileiro e integrou a equipe de São Caetano do Sul.

A conquista de campeonatos em São Caetano do Sul

proporcionou a Juliano uma notável melhoria em seu salário. Em 2004, uma oportunidade de mudança para os Estados Unidos surgiu, e a decisão de aceitar essa proposta alterou drasticamente o curso de sua vida. Ele retornou ao Brasil em setembro de 2011 e, desde então, estabeleceu residência em Sorocaba, onde passou a contribuir ativamente com o projeto social "Boxe uma Luz para o Futuro", representando a Liga Sorocabana de Box (LiSoBox).

Em 2012, enquanto continuava sua carreira como boxeador

profissional patrocinado pela Rudel, Juliano obteve a oportunidade de cursar Educação Física na Fefiso de Sorocaba, graduando-se em 2016. Desde então, ele tem participado de eventos de boxe em escolas, encerrando oficialmente sua carreira de boxeador em 2017.

A partir de maio de 2023, Juliano passou a trabalhar como

professor de boxe na Sportzone Boituva, além de ministrar aulas particulares e atuar como auxiliar técnico na LiSoBoxe, integrando a equipe Sesi Votorantim.