LEI Nº 9.727, DE 14 DE SETEMBRO DE 2011

 

Dispõe sobre denominação de “WALTER PINTO RIBEIRO” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 117/2011 – autoria do Vereador MÁRIO MARTE MARINHO JÚNIOR.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominada “WALTER PINTO RIBEIRO” a Rua 18, localizada no Jardim Residencial Villa do Bosque, que se inicia na Rua 02 e termina em cul-de-sac, no mesmo Residencial nesta cidade.

 

Art. 1º  Ficam denominadas “WALTER PINTO RIBEIRO”, as Ruas 18 e 19 do Jardim Residencial Villa do Bosque, nesta cidade, com início e término em cul-de-sac. (Redação dada pela Lei nº 10.819/2014)

 

Art. 2º As placas indicativas conterão, além do nome, a expressão: “Cidadão Emérito 1943 – 2009”.

 

Art. 3º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros, em 14 de setembro de 2011, 357º da Fundação de Sorocaba.

 

VITOR LIPPI

Prefeito Municipal

LUIZ ANGELO VERRONE QUILICI

Secretário de Negócios Jurídicos

PAULO FRANCISCO MENDES

Secretário de Governo e Relações Institucionais

JOSÉ AILTON RIBEIRO

Secretário de Planejamento e Gestão

JOSÉ CARLOS CÔMITRE

Secretário da Habitação e Urbanismo

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra

SOLANGE APARECIDA GEREVINI LLAMAS

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais.

 

Esse texto não substitui o publicado no Diário Oficial.

 

JUSTIFICATIVA:

 

O senhor Walter Pinto Ribeiro, nasceu aos seis dias do mês de novembro do ano de 1943. Filho do senhor Manoel Pinto Ribeiro e da senhora Isabel Rosa Pinto. Ele não conheceu o pai, que faleceu  quando ele ainda tinha um ano de idade. Foi criado pelos irmãos mais velhos enquanto a mãe trabalhava para sustentar os seis filhos pequenos.

Começou a trabalhar muito cedo como vendedor. Casou-se duas vezes e desses enlaces teve quatro filhos: Wagner, Elaine, Aline e Allan, e duas netas: Izabella e Laís.

Como vendedor foi transferido para a cidade de Praia Grande, no início dos anos noventa. Conheceu Sorocaba quando veio visitar alguns parentes, e desde então decidiu que se mudaria para esta cidade.

No ano de 1994 foi transferido para Sorocaba, onde veio residir no Jardim São Paulo. Por intermédio do senhor Vicente Caetano (in memoriam), ingressou como locutor do Programa Flor do Cafezal na extinta Rádio Clube de Sorocaba, (hoje Rádio Boa Nova), onde permaneceu no comando do programa por um longo tempo.

Alguns anos mais tarde, tornou-se membro da Associação Sorocabana de Imprensa. Paralelamente, continuou atuando com representante comercial em grandes redes de supermercados da cidade e região, tornando-se uma figura muito popular entre os comerciantes do ramo.

Aos sessenta anos descobriu que estava com uma doença muito grave um câncer de estômago, passou por cirurgia e seguiu com o tratamento quimioterápico até ter alta médica.

Após cinco anos do aparecimento da doença, novamente foi acometido por ela, desta vez com maior intensidade. Passou por uma nova cirurgia, mas a doença já havia ramificado outros órgãos. Ficou internado durante dezenove dias até ser vencido pelo câncer.

Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de 2009, enlutando os seus familiares e aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Por tais razões é que este vereador em respeito a memória do senhor Walter Pinto Ribeiro, e aos seus familiares, submete a apreciação do Egrégio Plenário a aprovação deste Projeto de Lei que objetiva perpetuar o honrado nome a uma via pública desta cidade.