LEI Nº 13.308, DE 10 DE SETEMBRO DE 2025.

 

Dispõe sobre a denominação de Professora Thereza Judice Moreira ao Centro de Educação Infantil – CEI, localizado na Rua Izidro Roque da Silva Telo, s/nº, Parque São Bento, em nosso município, e dá outras providências. 

 

Projeto de Lei nº 539/2025 – autoria do Vereador Fernando Alves Lisboa Dini.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominado Professora Thereza Judice Moreira o Centro de Educação Infantil – CEI, localizado na Rua Izidro Roque da Silva Telo, s/nº, Parque São Bento.

 

Art. 2º A placa indicativa conterá, além do nome, a expressão “Cidadã Emérita 1930 – 2023”.

 

Art. 3º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 10 de setembro de 2025, 371º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

CLAYTON CESAR MARCIEL LUSTOSA

Secretário da Educação

MAURÍCIO AUGUSTO COIMBRA CAMPANATI

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANA CAROLINA GOMES DOS SANTOS

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 17.09.2025

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Professora Thereza Judice Moreira nasceu em 20 de outubro de 1930, em São Paulo/SP, filha do casal Pedro Judice e Rosa Martins Garcia. Veio com os pais para Sorocaba ainda recém-nascida, passando a residir na Vila Hortência, onde permaneceu por toda a vida.

Era filha única e, enquanto os pais estavam trabalhando, ficava sob os cuidados da avó materna, Dna. Providência Martins Garcia, de origem espanhola, que a orientava nas prendas do lar, incentivava nos estudos, aconselhava na conduta social e na religião católica. Iniciou e concluiu, com destaque, o curso primário no Grupo Escolar "Senador Vergueiro”.

Cursou o ginasial e a escola normal na “E.E. Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, habilitando-se como Professora Normalista em 17/12/1949.

Foi contratada pelo Serviço Social da Indústria / SESI em 25/06/1950 para ministrar aulas nos cursos populares junto à Delegacia Regional do SESI, em Sorocaba, e desempenhou tais atividades até 06/08/1956. Em 01/08/1950, foi nomeada Professora Primária na 2º Escola Mista da "Marmoraria Internacional - Escola Industrial de 2º Estágio da Secretaria Estadual de Educação”, em Sorocaba, localizada na Vila Hortência, no Bairro Além Ponte, sendo efetivada nesse cargo em 27/09/1952.

Casou-se em 22/12/1953 com Aldrovando Moreira da Silva Filho, também professor normalista do ensino estadual, e, dessa união, teve dois filhos: Pedro Luiz (nascido em 03/01/1960) e Ana Rosa (nascida em 10/07/1965). Pedro é engenheiro civil aposentado da Prefeitura Municipal de Votorantim/SP, casado com Marise Bettim Moreira, tendo os filhos: Luiz Filipe (solteiro) e Ana Laura (casada com Pedro Luiz Martins Marques). Já Ana Rosa, infelizmente faleceu em 13/04/1995, quando atuava como Professora de Classe Infantil na Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Sorocaba. Foi homenageada com a denominação da CEI- 80, no Parque Vitória Régia, em nosso município.

A professora Thereza Judice Moreira frequentou cursos de aperfeiçoamento e palestras educacionais promovidos pela Secretaria Estadual de Educação no decurso da sua brilhante jornada como educadora emérita, tornando-se merecedora de inúmeras e justas homenagens, quando se aposentou em 10/09/1980, na EEPSG “Octávio Novaes de Carvalho”, após 30 anos de notável contribuição ao ensino paulista.

Alma grandiosa e talentosa, celebrou sua jornada sempre com muita meiguice e dignidade, colaborando com total eficiência para a alfabetização, instrução e educação de milhares de crianças sorocabanas.

Esposa exemplar, mãe, avó e sogra amantíssima, piedosa e virtuosa, faleceu em 25/02/2023, entristecendo os familiares e todos que tiveram a ventura e o privilégio da sua convivência.

Assim, por todo o trabalho desenvolvido em nossa cidade, diante do exemplo de dedicação, retidão e da relevante importância de sua contribuição para o Município, a Sra. Thereza Judice Moreira é merecedora desta justa homenagem.