LEI Nº 13.041, DE 12 DE JULHO DE 2024.

 

Dispõe sobre a denominação de “Sebastião Luiz de Oliveira e Maria da Gloria Langkammer de Oliveira” ao Centro de Convivência Esportivo, localizado entre as vias Rua Maria Aparecida Agostinho e Wladmir Lolata, no Jardim Éden Ville, no Bairro do Éden.

 

Projeto de Lei nº 167/2024, do Edil João Donizeti Silvestre

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominado de “Sebastião Luiz de Oliveira e Maria da Gloria Langkammer de Oliveira” ao Centro de Convivência Esportivo, localizado entre as vias Rua Maria Aparecida Agostinho e Wladmir Lolata, no Jardim Éden Ville, no Bairro do Éden.

 

Art. 2º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 12 de julho de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

GLAUCO ENRICO BERNARDES FOGAÇA

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

VITOR HUGO TAVARES

Secretário de Esporte e Qualidade de Vida

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANDRESSA DE BRITO WASEM

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 12.07.2024.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Maria da Glória nasceu em Teófilo Otoni, município de Minas Gerais em 1945. Caçula de três irmãs, perdeu a mãe muito cedo, e foi criada pelo seu pai e irmãs maiores. Maria, veio para São Paulo em 1969, trabalhou como babá em uma casa de família, e foi neste período que conheceu Sebastião.

Sebastião Luiz de Oliveira, mineiro de Turmalina, o primogênito de 07 irmãos, filho de Ana Nunes Oliveira e Jorge Luiz de Oliveira, veio para São Paulo em busca de uma vida melhor para seus pais e irmãos. Já em São Paulo, mais precisamente em Carapicuíba, começou a correr atrás de seu sonho, trabalhando como servente de pedreiro

Após o período de namoro, Maria e Sebastião contrariam matrimonio em meados de 1972. E foi no ano de 1982, que o casal decidiu se mudar para Sorocaba. E foi no bairro do Éden, que encontraram qualidade para poderem criar os seus três filhos, Claudio, Davis e Bernadete.

E em uma nova cidade, uma nova rotina e vida se formou no dia a dia da família Langkammer Oliveira, Maria participava do grupo de caminhada do Posto de Saúde, e gostava de participar das atividades na igreja católica.  Amava plantas e animais, era uma mãe, esposa e amiga dedicada e amorosa. Sebastião buscando uma vida melhor para sua família, largou a vida de pedreiro e conseguiu emprego na empresa Iharabrás, onde trabalhou toda sua vida até se aposentar.

Sebastião sempre ativo e pronto a ajudar quem necessitava, participou de vários grupos na comunidade, sendo sua maioria pela igreja Nossa Senhora da Piedade, sociedade amigos de bairro do Jardim Jatobá, movimento Cursilho e na comunidade Kolping. Nunca negava ajudar o próximo, era pessoa de sorriso fácil e um exemplo de marido, pai e avô!

Em 27 de março de 2018, infelizmente de maneira abrupta, Maria veio a falecer. E após 3 anos, em 06 de dezembro de 2021, Sebastião faleceu. Assim, o casal que era amado por sua família e por muitos da comunidade do Éden, cumpriram sua missão de vida, deixando um legado de trabalho ao próximo e de caridade. Diante dos fatos expostos, rogo para que os Nobres Pares possam aprovar a proposta em análise.