LEI Nº 13.018, DE 03 DE JUNHO DE 2024.

 

Dispõe sobre denominação de “Dr. Adhemar Guimarães” a um próprio municipal e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 122/2024, do Executivo

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominada como “Dr. Adhemar Guimarães” a creche do Jardim Santa Rosa - prédio público edificado na Rua Romão Fernandes s/n, Jardim Santa Rosa, nesta cidade, conforme consta em matrícula devidamente registradas no 1º Cartório Oficial de Registro de Imóveis na cidade de Sorocaba sob o número 227.291.

 

Art. 2º As placas indicativas conterão, além do nome, a expressão: "Cidadão Emérito 1940-2014".

 

Art. 3º As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de dotação orçamentária própria.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 3 de junho de 2024, 369º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

AMÁLIA SAMYRA TOLEDO EGÊA

Secretária de Governo

CLAYTON CESAR MARCIEL LUSTOSA

Secretário da Educação

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANDRESSA DE BRITO WASEM

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 05.06.2024.

 

JUSTIFICATIVA

 

Tenho a honra de encaminhar para apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Nobres Pares, o incluso Projeto de Lei que denomina uma Creche Municipal de “Dr. Adhemar Guimarães”.

O Senhor Adhemar Guimarães nasceu nesta cidade de Sorocaba-SP, no dia 6 de fevereiro de 1940, filho de Octacilio Guimarāes e Waltrudes dos Santos Guimarães. Casou-se com a Senhora Véa Maria Cenci Guimarães, sobrevindo desse enlace o nascimento de 5 (cinco) filhos.

Sempre trabalhou na área médica como dermatologista no serviço público com cargo no Hospital Doutor Francisco Ribeiro Arantes, mais conhecido como Hospital do Pirapitingui, na cidade de Itu-SP, no atendimento aos pacientes com hanseníase, acompanhado, muitas vezes, dos seus alunos da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde lecionou por aproximadamente 30 (trinta) anos.

Além disso, manteve atendimento em sua clínica médica particular, deixando como legado a Clínica Cenci Guimarães, para os seus filhos que também seguiram os seus passos.

Foi pai e mestre de seus filhos, e de tantos outros, pela dedicação em transmitir os conhecimentos adquiridos não só na área médica, como também na vida. Nunca se furtou a prestar atendimento a todos os que o procuravam, independentemente de remuneração. Exercia sua profissão com zelo e amor, com o prazer de ensinar a todos aqueles que se interessassem.

Homem trabalhador, honesto e caridoso, esteve sempre junto daqueles que amava e daqueles que precisavam de seus serviços, procurou sempre dar exemplo de humildade e honestidade a sua família.

Seu falecimento ocorreu em 29 de novembro de 2014, com 74 anos de idade, deixando uma profunda saudade em todos aqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo, em especial sua família, amigos, alunos e pacientes, que até os dias de hoje recordam, com carinho, o tratamento excelente e humano com todos que dele precisavam.

Que seus exemplos de trabalho, honestidade e perseverança sejam preservados por meio da perpetuação do honrado nome do Senhor Doutor Adhemar Guimarães, a (imóvel) da nossa cidade, que a presente submete à apreciação do Egrégio Plenário para a merecida homenagem.

Assim, tendo em vista a finalidade a que o Projeto de Lei se destinará, entendemos estar plenamente justificada a propositura do mesmo que, por certo, irá merecer a aprovação desta respeitável Casa de Leis.

Dessa forma, visando colaborar com a finalidade da Lei, estando, a meu ver, plenamente justificada a presente propositura, esperando contar com o valoroso apoio de Vossa Excelência e Dignos Pares para a sua transformação em Lei.

Ao ensejo, aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência e Nobres Pares protestos de estima e distinta consideração.