LEI Nº 12.701, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2022.

(Revogada pela Lei nº 12.907/2023)

 

Dispõe sobre a denominação de “ANTONIO BITENCOURT” a um sistema de lazer e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 128/2022, do Edil João Donizeti Silvestre

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica denominado “Antonio Bitencourt” o Sistema de Lazer do Jardim Jatobá entre a Ruas João Cocorullo Junior e a Rua Flor do Carvalho, nesta cidade.

 

Art. 2º A placa indicativa conterá, além do nome, a expressão "Cidadão Emérito".

 

Art. 3º As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, em 26 de dezembro de 2022, 368º da Fundação de Sorocaba.

 

RODRIGO MAGANHATO

Prefeito Municipal

DOUGLAS DOMINGOS DE MORAES

Secretário Jurídico

JOÃO ALBERTO CORRÊA MAIA

Secretário de Governo

CILENE CHABUH BORDEZAN

Secretária de Urbanismo e Licenciamento

PEDRO ROBERTO PEREIRA DE SOUZA

Secretário de Esportes e Qualidade de Vida

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra.

ANDRESSA DE BRITO WASEM

Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais

 

Esse texto não substitui o publicado no DOM em 26.12.2022.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Antonio Bitencourt, nasceu em 29 de agosto de 1945, na cidade de Cananéia, São Paulo. Filho de Isabel Bitencourt e Marciano Bitencourt, onde teve toda a educação com base no valor da família e da honestidade. 

Aos 15 anos foi junto de seus familiares residir em São Paulo, onde teve início sua vida profissional, laborando em lavoura, padaria e marcenaria, e na cidade de São Paulo, que além da vida profissional a vida pessoal de Antônio também mudaria. Foi na grande cidade que Antonio conheceu Calixta

Calixta Maria, nasceu em São Gonçalo dos Campos, filha de Antonieta da Cruz Barreto, cresceu em um lar repleto de amor e valores nobres, 1983 veio para São Paulo onde trabalhou de recepcionista, balconista, diarista, e onde conheceu seu futuro marido Antonio, iniciou-se sua família. 

Após o casamento, em meados de 1984, a convite da empresa Schaefler, Antonio foi trabalhar na cidade de Sorocaba. E assim Antonio e Lili passaram a residir no bairro do Éden, local onde construíram raízes com os filhos do casal.

Antonio e Lili construíram a vida no Jardim Jatobá, um dos loteamentos mais antigos do bairro do Éden. Local este, onde Lili e Antonio, criaram seus filhos William e Isabel, e onde também tiveram a oportunidade de ver seus netos crescerem, Jullya, Vittoria e João Pedro. 

Nos quase 40 anos que residiram no Bairro do Éden, Antonio e Lili ganharam a admiração de muitos moradores da região. Antonio possuía a simpatia dos moradores, um de seus feitos mais comentados, era a implantação de uma horta e cultivo de plantas ao final da Rua João Coccorulo, onde se encontra uma área pública, local que ele cuidou com afinco para melhor o lazer de todos do bairro, buscando sempre cultivar plantas e árvores frutíferas.

Da mesma maneira, a querida Lili, trabalhou em inúmeros projetos sociais ligados ao terceiro setor, foi voluntária junto a igreja católica e na igreja evangélica. Foi membro de associação de moradores, e lutou muito por melhorias para sua região, de maneira especial pela região do loteamento do Jatobá, onde seu coração estava com raízes fortes. 

No 24 de Julho de 2021, de maneira precoce, Antonio fora vítima de um infarto, e assim deixou sua família e comunidade com as lembranças de suas boas ações e uma vasta saudade. 

Em 03 de Julho de 2023, de maneira precoce, Calixta Maria, nos deixou, a mulher que tinha um coração grande, pronto para acolher a tantos, foi acometida por um infarto. 

Durante os últimos quase 40 anos de vida Lili e Antonio, o casal se dedicou ao cuidado de seu bairro, e também em ajudar a tantas famílias, e por essas ações, a lembrança que a comunidade do Éden e de Sorocaba possui de ambos, são repletas de afeto e gratidão. 

Diante de todo o exposto, conto com a colaboração e a aprovação dos nobres pares, para que essa merecida homenagem seja aprovada por esta Casa de Leis.