LEI Nº 10.054, DE 3 DE MAIO DE 2012

 

Autoriza o Município a receber imóvel em doação, destinado a implantação pelo Governo do Estado de São Paulo, do 2º Hospital Regional de Sorocaba, e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 136/2012 – autoria do Executivo.

 

A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica o Município de Sorocaba autorizado a receber, mediante doação com encargos, o imóvel abaixo descrito e caracterizado, com área de 37.257,35 m², situado na Rodovia Raposo Tavares, Km 106+970, no Bairro Ipanema do Meio, Zona Urbana do Município, a saber:

 

Descrição: Uma gleba de terra, assim descrito e caracterizado: Inicia-se no vértice 24, junto a FAIXA DE DOMÍNIO DA RODOVIA RAPOSO TAVARES (SP 270). Do vértice 24 segue-se até o vértice 25, com azimute de 107°15'57" e distância de 33,32m, do vértice 25 segue-se até o vértice 26, com azimute de  83°25'22" e distância de 42,43m, do vértice 26 segue-se até o vértice 27, com azimute de  55°30'11" e distância de 32,89m, do vértice 27 segue-se até o vértice 28, com azimute de  20°36'22" e distância de 74,38m, o vértice 28 segue-se até o vértice 29, com azimute de  32°55'35" e distância de 24,64m, do vértice 29 segue-se até o vértice 30, com azimute de  52°42'45" e distância de 25,92m, do vértice 30 segue-se até o vértice 31, com azimute de  71°51'23" e distância de 71,24m, do vértice 31 segue-se até o vértice 32, com azimute de  71°01'18" e distância de 97,64m, do vértice 32 segue-se até o vértice 33 (Km. 106+120), com azimute de  72°49'54" e distância de 68,02m, confrontando-se em todas essas faces com FAIXA DE DOMÍNIO DA RODOVIA RAPOSO TAVARES (SP 270); deflete à direita do vértice 33 segue-se até o vértice 34, com azimute de 168°09'20" e distância de 19,65m, confrontando com PREFEITURA DE SOROCABA - MATRÍCULA 67.576; do vértice 34 segue-se até o vértice 36B, com azimute de 213°10'09" e distância de 11,46m, do vértice 36B segue-se até o vértice 35B, com azimute de 223°33'11" e distância de 155,80m, do vértice 35B segue-se até o vértice 34B, com azimute de 228°28'13" e distância de 35,00m, do vértice 34B segue-se até o vértice 33B, com azimute de 223°33'11" e distância de 105,99m, deflete à direita em curva do vértice 33B até o vértice 32B, pelo desenvolvimento de 28,75m, deflete à esquerda em curva do vértice 32B até o vértice 31B, pelo desenvolvimento de 30,80m, deflete à direita em curva do vértice 31B até o vértice 30B, pelo desenvolvimento de 14,98m, do vértice 30B segue-se até o vértice 29B, com azimute de 291°07'01" e distância de 39,06m, deflete à direita em curva do vértice 29B até o vértice 28B, pelo desenvolvimento de 14,52m, deflete à esquerda em curva do vértice 28B até o vértice 27B, pelo desenvolvimento de 42,11m, deflete à direita em curva do vértice 27B até o vértice 26B, pelo desenvolvimento de 18,68m, do vértice 26B segue-se até o vértice 25B, com azimute de 306°15'45" e distância de 22,77m, finalmente, segue-se até o vértice 24 (Início da descrição) com azimute de 342°15'26" e distância de 19,01m, confrontando nessas faces com SISTEMA VIÁRIO PROJETADO, fechando assim o polígono descrito com uma área de 37.257,35 m²”.   

 

Matrícula: 92.918 - L°2 - 2°ORI

Proprietário: Consta pertencer a CALAS PARTICIPAÇÕES S.A.

Local: GLEBA B – KM 106+120 RODOVIA RAPOSO TAVARES (SP 270)- BAIRRO IPANEMA DO MEIO

Área: 37.257,35 m²

IMÓVEL: UM TERRENO designado por Gleba B, situado no Bairro Ipanema do Meio, perímetro urbano desta cidade, localizado no Km 106+120 metros da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), na pista de quem do interior se dirige para Capital, com as seguintes medidas e confrontações: partindo do ponto 33, localizado no lado direito de quem, da rodovia olha para o imóvel, Km 106+120 metros na pista de quem, do interior se dirige a capital, vértice formado com a propriedade da Prefeitura Municipal de Sorocaba, desse ponto segue no sentido horário, 19,65 metros, azimute 168°09’20” até o ponto 34, confrontando com a propriedade da Prefeitura Municipal de Sorocaba; deflete à direita e segue com distância de 11,46 metros e azimute de 213°10’09” até o ponto 36B, deste segue com distância de 155,80 metros e azimute de 223°33’11” até o ponto 35B, deste segue com distância de 35,00 metros e azimute de 228°28’13” até o ponto 34B, deste segue com distância de 105,99 metros e azimute de 223°33’11” até o ponto 33B, deste segue em curva a direita, com desenvolvimento de 28,75 metros e raio de 47,00 metros até o ponto 32B, deste segue em curva a esquerda com desenvolvimento de 30,80 metros  e raio de 38,50 metros até o ponto 31B, deste segue em curva a direita, com desenvolvimento de 14,98 metros e raio de 12,00 metros até o ponto 30B, deste segue em curva a direita, com desenvolvimento de 39,06 metros e raio de 168,00 metros até o ponto 29B, deste segue em curva a direita,  com desenvolvimento de 14,52 metros e raio de17,25 metros até o ponto 28B, deste segue em curva a esquerda, com desenvolvimento de 42,11 metros e raio de 23,30 metros até o ponto 27B, deste segue em curva a direita, com desenvolvimento de 18,68 metros e raio de 22,25 metros até o ponto 26B, deste segue com a distância e 22,77 metros e azimute 306°15’45”, até o ponto 25B, deste segue com distância de 19,01 metros e azimute de 342°15’26” até o ponto 24, confrontando em todas essas faces com a Gleba “A” destinada ao Sistema Viário; deflete a direita e segue com distância de 33,32 metros , azimute 107°15’57” até o ponto 25, deste segue com distância de 42,43 metros, azimute 83°25’22” até o ponto 26, deste segue com distância de 32,89 metros, azimute 55°30’11” até o ponto 27, deste segue com distância de 74,38 metros, azimute 20°36’22” até o ponto 28, deste segue com distância de 24,24 metros, azimute 32°55’35” até o ponto 29, deste segue com distância de 25,92 metros, azimute 52°42’45” até o ponto 30, deste segue com distância de 71,24 metros, azimute 71°51’23” até o ponto 31, deste segue com distância de 97,64 metros, azimute 71°01’18” até o ponto 32, deste segue com distância de 68,02 metros, azimute 72°49’54” até o ponto 33, confrontando em todas essas extensões com a Rodovia Raposo Tavares (SP 270), vindo a atingir o ponto inicial da descrição deste perímetro, perfazendo uma área de 37.257,35 metros quadrados. (Redação dada pela Lei nº 10.435/2013)

 

Art. 2º A doação do imóvel descrito e caracterizado no artigo anterior é uma antecipação de transferência ao Município, pelo doador, de área institucional de futuro projeto de loteamento e será destinado à implantação, pelo Governo do Estado de São Paulo, do 2º Hospital Regional de Sorocaba, sendo que a doação dar-se-á por escritura pública, observadas as seguintes condições:

 

I – será onerosa;

 

II – as despesas decorrentes da lavratura da escritura de doação, correrão por conta do Município/donatário;

 

III – a fim de viabilizar a implantação do 2º Hospital Regional de Sorocaba no imóvel objeto da doação ora autorizada, após a lavratura da escritura de doação, o Município providenciará a transferência do mesmo à Fazenda do Estado de São Paulo.

 

Parágrafo único. A doação de que trata esta Lei, não está condicionada à implantação do projeto de loteamento e a não efetivação do empreendimento, não gerará ao doador, qualquer direito à indenização, reversão e/ou retrocessão.

 

Art. 3º Fica o município de Sorocaba autorizado a doar à Fazenda do Estado de São Paulo, o imóvel descrito e caracterizado no art. 1º, mediante escritura pública, para a implantação do 2º Hospital Regional de Sorocaba.

 

Art. 4º A doação de que trata esta Lei dar-se-á na forma prevista no art. 111, inciso I, alínea "a", da Lei Orgânica do Município.

 

Art. 5º A doação far-se-á por escritura pública, observadas as seguintes condições:

 

I – será onerosa;

 

II – a construção do 2º Hospital Regional de Sorocaba no imóvel descrito no art. 1º desta Lei, será efetuada nos termos do convênio a ser celebrado entre o Executivo Municipal, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, obedecidos os prazos e condições nele estabelecidos;

 

III – em caso de descumprimento do disposto neste artigo, o imóvel objeto da presente Lei, reverterá ao patrimônio público municipal, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial, sem que assista à donatária direito à retenção, indenização ou ressarcimento por quaisquer benfeitorias introduzidas no mesmo, as quais também reverterão ao patrimônio público municipal;

 

IV – a donatária não poderá ceder o imóvel, ou seu uso, no todo ou em parte, a terceiro, e defendê-lo á contra qualquer turbação de outrem;

 

V – as despesas decorrentes da lavratura de escritura de doação correrão por conta da donatária.

 

Art. 5º  A doação far-se-á por escritura pública, observadas as seguintes condições:

 

I – será onerosa, ou seja, o imóvel será destinado à construção do 2º Hospital Regional de Sorocaba, pela Fazenda do Estado de São Paulo, de forma direta ou indireta;

 

II – em caso de descumprimento do disposto no inciso I deste artigo ou ainda, na hipótese de a donatária, por si ou por terceiro, alterar a destinação do imóvel ali prevista, no todo ou em parte, haverá a reversão do mesmo ao patrimônio público municipal, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial, sem que assista à donatária direito à retenção, indenização ou ressarcimento por quaisquer benfeitorias introduzidas, as quais também reverterão ao patrimônio público municipal;

 

III – as despesas decorrentes da lavratura da escritura de doação correrão por conta do donatário. (Redação dada pela Lei nº 10.992/2014)

 

Art. 6º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias.

 

Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio dos Tropeiros, em 3 de maio de 2012, 357º da Fundação de Sorocaba.

 

VITOR LIPPI

Prefeito Municipal

LUIZ ANGELO VERRONE QUILICI

Secretário de Negócios Jurídicos

JOSÉ AILTON RIBEIRO

Secretário de Governo e Relações Institucionais

VALMIR DE JESUS RODRIGUES ALMENARA

Secretário de Planejamento e Gestão

JOSÉ CARLOS CÔMITRE

Secretário da Habitação e Urbanismo

Publicada na Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais, na data supra

MARIA APARECIDA MARINS DAEMON
Chefe da Divisão de Protocolo Geral
Chefe da Divisão de Controle de Documentos e Atos Oficiais
cumulativamente.

 

Sorocaba, 11 de abril de 2012.

 

SEJ-DCDAO-PL-EX- 031/2012.

(Processo nº 31.048/2011)

 

Senhor Presidente:

 

Temos a honra de encaminhar à apreciação e deliberação de Vossa Excelência e Dignos Pares, o incluso Projeto de Lei, que autoriza o Município a receber imóvel em doação, destinado à implantação pelo Governo do Estado de São Paulo, do 2º Hospital Regional de Sorocaba, e dá outras providências.

 

Como é sabido, o Hospital Regional de Sorocaba embora seja o maior hospital da região de Sorocaba e referência para 48 municípios da região, não vem sendo suficiente para atender a demanda atual, necessitando urgentemente ser recuperado e modernizado para garantir um atendimento de qualidade aos seus usuários.

 

Atento às necessidades da nossa cidade e também da região, o Governo do Estado já destinou verba para  a implantação em Sorocaba, do 2º Hospital Regional, com o objetivo de desafogar a demanda do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

 

O Novo Hospital Regional de Sorocaba terá 220 leitos, 40 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento de média e alta complexidade, centro cirúrgico, além de serviços de radioterapia e hemodinâmica.

 

Para viabilizar a implantação do projeto pelo Governo do Estado, necessário que a Prefeitura disponibilize uma área em local adequado, de fácil acesso não só aos usuários locais como àqueles provenientes das cidades da região.

 

Na região escolhida pelo Governo do Estado existe uma gleba com projeto para futura implantação de loteamento, onde será necessária a reserva de áreas destinadas ao sistema viário, verde e institucional.

 

A Lei Federal nº 6.766, de 19 de Dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, determina que os projetos de loteamento, devem reservar áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamentos urbanos e comunitários, bem como a espaços livres de uso público, exigindo que essas áreas serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem (art.4º, inciso I). E, seu artigo 22 diz que desde a data de registro do loteamento, passam a integrar o domínio do Município, as vias e praças, os espaços livres e as áreas destinadas a edifícios públicos e outros equipamentos urbanos, constantes do projeto e do memorial descritivo.  

 

O proprietário da área objeto deste projeto pretende antecipar a transferência ao município, de uma área a ser reservada e identificada como institucional, em futuro projeto de loteamento.

Há interesse público no recebimento da área para que nela possa ser implantado, pelo Governo do Estado, o 2º Hospital Regional de Sorocaba. O recebimento em doação, se autorizado pelo Legislativo, não acarretará ônus ao Município, a não ser os relativos à lavratura da escritura e, caso o projeto de loteamento não chegue a ser implantado pelos doadores, isso não gerará qualquer direito à indenização, reversão da doação ou retrocessão do imóvel aos mesmos.

 

Por outro lado, para o início das obras, necessário que o imóvel seja transferido ao patrimônio do Estado, motivo pelo qual necessitamos, também, da autorização dessa Colenda Cãmara, para que o imóvel seja doado,  à Fazenda Pública do Estado de São Paulo, com o encargo de nele implatar o 2º Hospital Regional de Sorocaba, obedecidos os prazos e condições estabelecidos em convênio a ser firmado entre Estado e Município.

 

Notório o interesse público que reveste a proposição, na medida em que a doação visa à construção do 2º Hospital Regional de Sorocaba que atenderá não só a população local, mas de toda a região.

 

Justificada, portanto, a presente proposição, solicitamos sua análise e aprovação, a fim de que o imóvel possa ser recebido em doação pelo Município e, finalmente possa ser alienado ao Estado, também na forma de doação, viabilizando o projeto de implantação do 2º Hospital Regional de Sorocaba.

 

Solicitamos, outrossim, que este procedimento tramite por essa Colenda Corte em regime de urgência, conforme autoriza a Lei Orgânica do Município, reiterando a Vossa Excelência e Nobres Pares, protestos de elevada estima e consideração.

 

Atenciosamente.

 

VITOR LIPPI

Prefeito Municipal

Ao

Exmo. Sr.

JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ

DD. Presidente da Câmara Municipal de

SOROCABA

PL DoaçãoImóvel_2º HospitalRegional.